logo paraiba total
logo paraiba total

Usina Cultural Energisa sedia XI Festival do Japão

14 de setembro de 2016

Neste fim de semana acontece a XI edição do Festival do Japão na Paraíba, idealizado pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), com apoio cultural da Energisa Paraíba e Energisa Borborema. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

O evento, que já faz parte do calendário da cidade, surgiu da união de descendentes japoneses e não descendentes, que fazem parte da ACBJ-PB e se dedicam para dar continuidade às tradições nipônicas. Em sua 11ª edição, o Festival do Japão pretende disseminar a cultura e as tradições do Japão entre a população nordestina, por meio de atrações culturais, atividades lúdicas e gastronomia japonesa, aproximando o público descendente e não descendente da cultura japonesa.

A cada edição realizada, o festival vem despertando o interesse do público em conhecer e vivenciar a cultura japonesa pela sua programação diversificada, onde crianças, jovens e adultos podem desfrutar de oficinas, palestras, filmes, exposições, músicas, danças, jogos e gastronomia. Um dos principais diferenciais desta edição é que o Festival vai contar com uma praça de alimentação formada por cinco restaurantes da culinária japonesa.

Passados mais de cem anos da imigração japonesa, segundo os dados do IBGE/2008, os nikkeis – japoneses e seus descendentes, onde a maioria ainda se concentra nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, também estão cada vez mais presentes em outras regiões do país. Em João Pessoa concentra-se cerca de cento e cinquenta famílias nipônicas. Buscando manter a tradição da cultura oriental, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), além de outras atividades, idealiza o Festival do Japão para aproximar os nikkeis e entusiastas da cultura nipônica na Paraíba.

A diversidade do evento possibilita ao público conhecer, durante três dias, em um só lugar, a riqueza cultural e gastronômica japonesa.

Serviço:

XI Festival do Japão (Edição Paraíba)

16, 17 e 18 de setembro de 2016.

Sexta a partir das 19h, sábado e domingo a partir das 08h30 e 09h, respectivamente.

Na Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá – João Pessoa – Paraíba.

Mais informações:

Gerência de Comunicação e Marketing

Energisa Paraíba / Energisa Borborema

(83) 2106-7017 / 7627