logo paraiba total
logo paraiba total

Correios lança serviço de logística integrada para e-commerce

19 de setembro de 2016

As atividades de logística dos Correios estão passando por uma transformação no que diz respeito ao atendimento de empresas de comércio eletrônico. Agora em vez de cuidar apenas da coleta e entrega de mercadorias, a empresa passa a oferecer também os serviços de armazenagem, manuseio, transporte/distribuição e logística reversa, em uma solução de logística integrada (e-fulfillment) batizada de Correios Log. E outras palavras, o pequeno varejo online poderá ter o seu estoque administrado pelos Correios.

O serviço começa a operar, inicialmente, atendendo a empresas de todo o país a partir do armazém logístico dos Correios em São Paulo (unidade de Cajamar), que possui uma área de 72 mil metros quadrados e 18 mil posições de armazenagem, com previsão de ampliação para 86 mil em 2017. “A intenção é lidar com volumes de até 30 quilos e dimensões dentro das limitações com as quais os Correios já trabalha, de alguns centímetros”, afirma o vice-presidente de Logística José Furian Filho. Estamos falando aí de caixas que podem chegar ao tamanho máximo das embalagens de pequenos produtos eletroeletrônicos, de modo geral, como fogões de microondas, impressoras, etc.

A modelagem do Correios Log levou um ano, no qual foram feitas várias pesquisas com clientes dos Correios. Os resultados levaram a empresa a trabalhar com um cenário no qual 90% das lojas virtuais do Brasil são pequenos negócios, 89% delas assumem a própria logística nas etapas de armazenagem e manuseio e apenas 47% possuem loja física.

Na composição dos custos dessas empresas com logística, 63% cabe ao frete, 20% à armazenagem e 17% ao manuseio. Considerando uma encomenda de 1 quilograma, e os valores médios do mercado, a estimativa dos Correios é de que o custo total só com e-fulfillment gire hoje em torno de R$ 32,98. Com o Correios Log, a empresa diz ser capaz de reduzir esses custos em ate 47%.