logo paraiba total
logo paraiba total

Calculadora virtual ajuda a saber quanto cobrar por freelancer

26 de setembro de 2016

Muita gente tem dificuldade na hora de colocar preço em seu próprio trabalho. Uma calculadora virtual acaba de ser lançada pela Workana, plataforma que conecta freelancers e empresas, e promete ajudar na precificação.

Vale lembrar que cobrar um preço justo (para você e para a empresa) é uma das regras que um freelancer de sucesso nunca deve quebrar, segundo disse o co-fundador da Workana, Tomas O’Farrell, em entrevista recente a Exame.com.

Desenvolvida em parceria com um grupo profissionais que prestam serviço como freelancers, a Calculadora Freela leva em conta diversas variáveis para informar ao usuário quanto ele deve cobrar.

Remuneração mensal projetada pelo freelancer, seus custos estruturais (aluguel, internet, telefone, material de trabalho, softwares, serviços terceirizados e impostos) e tempo disponível são as informações necessárias para o cálculo da hora de trabalho. Troca de computador a cada dois anos e a poupança necessária para tempos de “vacas magras” são outras variáveis levadas em conta, assim como custos de vida como seguro saúde, por exemplo.

Após o cálculo, a ferramenta também mostra valores médios cobrados por freelancers em algumas áreas e categorias dentro da plataforma Workana, que tem 400 mil profissionais cadastrados. Confira na tabela a variação no preço da hora de trabalho de freelancers de oito áreas:

Área de trabalho – Variação da hora de trabalho

TI e programação –  De 29 reais a 122 reais

Design e multimídia – De 23 reais a 113 reais

Tradução e conteúdos – De 20 reais a 58 reais

Marketing e vendas – De 26 reais e 97 reais

Suporte administrativo – De 23 reais a 55 reais

Engenharia e manufatura – De 33 reais a 116 reais

Finanças e Administração – De 29 reais a 97 reais

Legal – De 49 reais a 106 reais

Estes são os freelancers mais procurados agora no Brasil.