logo paraiba total
logo paraiba total

Crise não afeta o mercado de shoppings em João Pessoa

26 de setembro de 2016

De acordo com o censo realizado anualmente pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a indústria de shoppings centers continua em desenvolvimento no País. O Censo Abrasce 2015-2016 apontou que o crescimento do setor vai na contramão da crise econômica. Realizado em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), o estudo apurou que o faturamento dos malls brasileiros no ano passado foi de R$ 151,5 bilhões, com crescimento de 6,5% em relação a 2014.

Segundo o censo, o Brasil conta atualmente com 538 centros de compras, distribuídos em 196 cidades do País, e até o final de 2016 devem ser inaugurados mais 30 shoppings. Somente no ano passado foram gerados 53.800 novos postos de trabalho e o setor tem atualmente mais de 1.032.776 empregados. A média do tráfego de visitas por mês em 2015 ficou acima de 444 milhões de pessoas – em 2014 foram 431 milhões. Esses números comprovam como o setor continua em alta e não foi afetado pela crise.

Quando se trata dos resultados por regiões, o Nordeste ocupou a segunda posição no quesito de vendas realizadas. Ao todo foram comercializados R$ 25,8 bilhões nos 80 shoppings da região. O maior faturamento médio anual por mall também ficou com o NE e foi na casa dos R$ 322 milhões. O Sudeste, que normalmente teria um melhor resultado, ficou em segundo lugar com R$ 298 milhões. Reforçando seu potencial, a região Nordeste também ultrapassou a região Sul no indicador centros de compra com maior tamanho médio de área bruta locável (ABL), 31.656 m².

Na Paraíba há cinco shoppings centers e somente um deles fica fora da capital, em Campina Grande. Dentre todos eles, o Manaira Shopping é o que tem o maior ABL (Área Bruta Locável), são 75.000 m². “Esse nicho de mercado precisa se reinventar sempre para se manter em alta. É por isso que estamos seguindo a tendência de transformar o espaço em um complexo multiuso e núcleo de convivência. Já temos faculdade, academia e casa de shows”, explica Rafaella Barros, gerente de marketing do Manaira Shopping.

Outros dados que comprovam o equilíbrio no ramo dos malls são da pesquisa Confiança dos Empresários de Shopping Centers, realizada no último mês de março. Segundo a análise, 36,9% dos participantes declararam que esperam crescimento de até 5% no setor para este ano. Com relação à situação da empresa, a maioria aposta que a crise não afetará seus negócios e 53,8% acredita que manterão seu quadro de funcionários sem alteração.

Confiante na terceira alta consecutiva sobre a Intenção de Consumo das Famílias, medida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a gerente de marketing do Manaira Shopping acredita que o aumento do indicador reflete a estabilidade do setor. A movimentação aqui é muito grande, o que possibilita que cheguemos a esse número. No ano passado tivemos uma média de 1 milhão e 700 mil visitas por mês”, finaliza Rafaella.