logo paraiba total
logo paraiba total

Momento Fiscal dimensiona efeitos da arrecadação e sonegação de impostos no Brasil

29 de setembro de 2016

A arrecadação de impostos no Brasil em 2015 ultrapassou dois trilhões de reais. Em contrapartida, até o dia 21 de setembro deste ano, foram sonegados mais de R$ 388 bilhões. Nesta segunda edição do Momento Fiscal, o professor Chico Leite suscita o debate em torno dessa carga tributária, através do impostômetro e o sonegômetro, demonstrando, sobretudo, a necessidade da educação fiscal em vistas do controle social do tributo.

Nesse contexto, são abordados o peso dos impostos em vários itens do consumo diário e realizado criterioso cotejo entre a carga tributária, a sonegação  e o  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Momento Fiscal, a exemplo do Momento Empreender, consiste em conteúdos gratuitos disponibilizados gratuitamente pelo site de educação a distância  farolcorporativo.com.br, como instrumento de cidadania, através da prestação de serviços públicos.

“Nem a nossa carga tributária é a maior do mundo, como também não somos o País que mais sonega. É verdade que temos uma alta carga tributária  se levarmos em consideração o índice de retorno em bens sociais. Essa carga tributária poderia ser razoavelmente diminuída se a sonegação fiscal não fosse tão grande”, destacou.