logo paraiba total
logo paraiba total

Plantas ornamentais são tendência no paisagismo contemporâneo 

21 de outubro de 2016

Com variadas formas, cores, texturas e aromas, as plantas ornamentais dão um toque especial ao ambiente e proporcionam uma sensação de leveza e bem estar aos visitantes do espaço. A arquiteta e paisagista Patrícia Casadei, uma das responsáveis por desenvolver o projeto arquitetônico do Jardim da Mansão da Casa Cor PB 2016, afirma que as plantas escolhidas devem estar em consonância com a arquitetura da residência. “Para um local que traz uma proposta mais contemporânea por meio de formas mais retas e limpas, vale a pena apostar em plantas tropicais como palmeiras, bromélias, helicônias, folhagens coloridas e vibrantes. Caso a arquitetura da residência siga uma linha mais clássica e formal, o ideal é investir em tuias, pinheiros, buxinhos e cercas vivas”, orienta Patrícia.

As espécies de plantas utilizadas nos projetos de paisagismo dependem de fatores importantes e cuidados essenciais para a preservação de cada espécie. “Tudo tem que ser levado em consideração quando pensamos em decorar um espaço com plantas. O vento, o sol e a periodicidade das regas são fatores indispensáveis que devem ser analisados com cautela”, explica a paisagista que reforça alguns fatores que merecem atenção especial. “Já que nossa região litorânea recebe ventos constantes, a incidência de raios solares e de vento sobre o jardim deve ser levada em consideração ao escolher as plantas. Geralmente, as que mais se adaptam nestes locais ventilados e com níveis altos de insolação são as que possuem folhas miúdas e firmes, como algumas espécies de palmeiras, bromélias, agaves, cactos e moréias”, explica Patrícia.

As escolhas ideais para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim são aquelas espécies que necessitam de poucas regas semanais. “Uma boa opção para aquelas pessoas que não tem  tempo de cuidar do jardim é apostar em plantas que exigem poucas regas na semana. É o caso da palmeira Rafis, a Pata de Elefante e a Zamioculca, que também se adaptam aos ambientes climatizados”, diz a paisagista. Segundo ela, é importante também ficar atento a toxicidade de algumas espécies. “Um dos itens mais essenciais para quem tem crianças e animais domésticos é a toxicidade das plantas. A beleza de algumas pode esconder substâncias tóxicas prejudiciais à saúde”, alerta Patrícia.

Atualmente existem floras especializadas no mercado que oferecem uma grande variedade de plantas, produtos e insumos para jardins, assim como uma equipe de profissionais especializados na execução de pequenos e grandes projetos. “É muito importante poder contar com uma empresa que possui os materiais de qualidade e uma equipe capacitada para a execução de todo e qualquer projeto. A Flora Paraíba é referência de qualidade, variedade e atendimento personalizado nesse universo verde e inspirador dos jardins. Foi uma super parceira do Jardim da Mansão na Casa Cor PB e responsável pela ornamentação do espaço com plantas, flores, vasos e utensílios de jardinagem”, comemora Patrícia.