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Veja como não desgastar a relação empreendendo em casal

21 de outubro de 2016

Vocês sonharam uma família juntos e, agora, decidiram expandir a parceria para o plano profissional e empreenderem juntos. Tudo isso soa muito bonito, mas não é raro encontrar casais com a relação desgastada graças aos problemas que surgem durante a gestão da empresa. Então, as brigas viram rotina, o que pode ser desastroso. 

Uma das principais causas, por incrível que pareça, é o excesso de tempo que vocês passam juntos: depois um dia inteiro convivendo e trabalhando juntos, ainda chegarão em casa e novamente ficarão juntos. “Ou seja, sobra pouco tempo para cada um viver a sua individualidade, fazer coisas diferentes e ficar longe um do outro”, conta a coach de relacionamentos Cátia Damasceno. Por isso, reunimos dicas preciosas para vocês prosperarem juntos e terem um relacionamento cada vez mais forte, confira!

1. Defina papéis

Assim como em casa vocês dividem as tarefas domésticas, também devem estabelecer muito bem as funções de cada um dentro da empresa. Essa organização deve existir a partir do momento que vocês decidirem que serão sócios. “Sem essa definição, não é possível dividir tarefas e responsabilidades, então um fica culpando o outro caso algo dê errado, já que não havia sido estabelecido quem cuidaria daquilo”, alerta Sandra Fiorentini, consultora jurídica do Sebrae-SP. Este problema é especialmente comum em micro e pequenas empresas. Por isso, na hora de fazer o plano de negócios, aproveitem e elaborem um organograma determinando quem é responsável por cada área.

2. Comunique-se

Essa regra de ouro não vale só para o relacionamento, mas também para o empreendimento. Quando isso não acontece, por exemplo, vocês podem delegar tarefas diferentes – e, muitas vezes, completamente opostas – para o mesmo funcionário, alegando que seu pedido é mais importante. Isso é ainda mais grave quando vocês já têm os papéis bem definidos, mas mesmo assim, insistem em quebrar essa regra. Reúnam-se pelo menos uma vez por semana, dentro da empresa ou em outro lugar, para analisarem tudo que aconteceu neste período e fazer o planejamento necessário para continuar evoluindo. “Além disso, é preciso que sejam francos sobre atitudes que um não gosta no outro e que podem influenciar no dia a dia do trabalho”, aconselha Cátia.

3. Não leve os problemas do trabalho para casa (e vice-versa)

Ok, sabemos como isso pode ser difícil, mas essa separação das esferas profissional e pessoal é um exercício diário. Procure esgotar os assuntos da empresa dentro do ambiente corporativo. Se não for possível, saiba que vocês dois precisarão de muita maturidade para lidar com essas questões dentro de casa e não podem jamais deixar que isso tome 100% do convívio familiar. Do contrário, além de minar o relacionamento, vocês também prejudicarão a evolução do empreendimento. “Quando ficamos rondando o problema, sem descanso mental, não conseguimos ver soluções. Então, pause, vá dormir e retome o assunto no dia seguinte”, ensina Sandra.

4. Separe as finanças da família e da empresa

Um dos erros mais comuns entre micro e pequenos empreendedores é a chamada confusão patrimonial, quando se mistura os recursos financeiros da pessoa física com os da pessoa jurídica. Isso é especialmente mais perigoso quando estamos nessa jornada com o parceiro, afinal, vocês investiram recursos do próprio lar para apostar nesse sonho. “Recompor o patrimônio familiar não acontece do dia da noite, então, é preciso traçar uma estratégia, estimando um prazo de retorno e fazendo um bom planejamento para chegar lá”, mostra a especialista do Sebrae-SP. Do contrário, vocês podem quebrar não apenas a empresa mas, também, a família.