logo paraiba total
logo paraiba total

Turismo no Vale do Baixo Paraíba é tema de encontro em Itabaiana

17 de novembro de 2016

Cerca de 150 gestores públicos participam, nesta quinta-feira (17), do workshop Turismo do Vale do Baixo Paraíba, no município de Itabaiana. O evento vai discutir a implementação de ações voltadas para a criação do roteiro turístico da região. Na ocasião, será apresentado um diagnóstico sobre as potencialidades das cidades de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, Juripiranga e Pedras de Fogo.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz, a expectativa é que prefeituras e instituições possam firmar parcerias para estimular o desenvolvimento turísticos dos municípios, seja através de capacitações, melhoria da infraestrutura das cidades, consultorias e cursos de qualificação. “Esperamos capacitar os atores locais para a construção de um roteiro turístico integrador, que valorize as potencialidades locais de cada município, incentivando a geração de emprego e renda, fundamentais para o fortalecimento da economia local”, destacou o analista.

A formatação do roteiro integrador já foi iniciada e se chamará “As Aventuras de Zé Lins”, em homenagem ao famoso escritor nascido na cidade de Pilar. A rota espera ligar e unir áreas urbanas e rurais dos municípios de Pedras de Fogo, Juripiranga, Pilar, Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, Ingá e Itatuba. Ao longo de 94 km, o visitante poderá conhecer a história da Civilização do Açúcar, através das obras do escritor.

De acordo com Pablo Queiroz, a região do Vale do Baixo Paraíba tem diversos atrativos naturais e culturais que favorecem o desenvolvimento turístico. “É possível formatar atividades nas áreas de ecoturismo/turismo de natureza, turismo de aventura, turismo cultural, turismo religioso e turismo rural. Para tanto, é preciso que sejam priorizadas ações de estruturação, melhoria dos atrativos turísticos, dos equipamentos, serviços turísticos e da infraestrutura de apoio tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada”, disse.

O workshop terá início às 9h e vai discutir temas como: “O Turismo, Vale do Baixo Paraíba e as Aventuras de Zé Lins”; Modelo de Roteiro Integrado;  Políticas Públicas para o turismo; Gestão e Planejamento para o turismo; e Parceiros do Desenvolvimento do Turismo na Paraíba. Mais informações: (83) 2108-1224/99133-3801.