logo paraiba total
logo paraiba total

Inscrições para Prêmio Hermes Nascimento são prorrogadas até dia 30

23 de novembro de 2016

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), prorrogou, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o Concurso Cultural “Prêmio Hermes Nascimento” nas duas modalidades: Comunidade Cabedelense e Escola. As inscrições estão sendo realizadas na Seduc, das 9h às 14h. A entrega dos trabalhos também deve ser realizada até às 14h do data limite.  

A seleção dos trabalhos acontece de 1 a 7 de dezembro. O Concurso faz parte das ações do Ano Cultural Hermes Nascimento, iniciado oficialmente no mês de abril, por meio do decreto nº 14/2016, e visa incentivar nas escolas e entre a comunidade cabedelense a pesquisa sobre a cultura local e o estudo da obra de Hermes –  poeta, compositor, autor da letra do Hino Oficial de Cabedelo, pesquisador da cultura popular e da história do município, restaurador da Nau Catarineta e de outras danças populares. 

A modalidade Comunidade Cabedelense é aberta a todos os cidadãos residentes em Cabedelo ou que exercem atividade profissional na cidade, e aborda três categorias, todas sobre a vida e a obra de Hermes Nascimento: Produção de texto poético (clássico ou popular); Criação Musical (samba ou outro gênero musical como rap, embolada, cantoria, ciranda); e Teatro (texto de Cordel). Serão classificados cinco produtos artísticos, individuais e coletivos, com valor total do Prêmio em R$ 2.600,00. 

Já na modalidade Escola, participam escolas da Rede Pública Municipal de Cabedelo com trabalhos de alunos, orientados pelos professores, em diversos temas – de pintura à dança e produção textual, de acordo com o nível de escolaridade. O investimento é de R$ 9.600,00, distribuídos entre os 31 prêmios,  individuais e coletivos.

Mais informações pelos telefones: (83) 3250-3135 (ramal 208) e 3228-6381; pelo e-mail: anoculturalhermesnascimento@gmail.com, ou ainda na sede da Seduc, localizada na avenida Pastor José Alves de Oliveira, s/n, Camalaú.

Artista eclético –  Hermes Nascimento nasceu em 09 de julho de 1927, em Cabedelo. Filho de José Francisco do Nascimento e Maria Hosana do Nascimento cresceu alimentando uma grande paixão por ciranda, coco e roda, boi de reis; e pela arte literária (poesia, sobretudo) e teatro. Além de participar dos folguedos, tornou-se pesquisador e lutou para transmitir e divulgar a cultura popular, regional e nacionalmente. 

Foi cantor, compositor, pesquisador de cultura e folclore, mestre da Nau-Catarineta e restaurador. É dele a letra do hino de Cabedelo, de 1974, que foi musicada por Mauricio Matos Gurgel.  Faleceu em 10 de outubro de 2001, aos 78 anos de idade.

Algumas obras – Nau Catarineta, sua origem e sua história; Nau Catarineta e a Barca de Cabedelo; Roteiro poético de Cabedelo; Cabedelo remoto e atual; Roteiro poético da visita do Papa João Paulo II ao Brasil; Abraão, o vingador; Cacique Arinê – sua vida sua história; Meus poemas na visita pastoral – D. José Maria Pires, Arcebispo da Paraíba; O que é literatura de cordel – sua origem, história e exemplo; Ciranda da Zona Sul; e Ciranda de norte a sul.