logo paraiba total
logo paraiba total

Funjope inscreve para oficinas gratuitas com renomados músicos internacionais

24 de novembro de 2016

Exercitar seus dotes musicais com experientes músicos internacionais. Essa é a proposta das oficinas que acontecem paralelo ao 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. De segunda (28) a sexta-feira (2) da próxima semana, dez músicos internacionais, além de brasileiros radicados no exterior, irão participar das chamadas masterclasses com o público paraibano.

Artistas como a violinista sérvia Julija Hartig; a violista mexicana Dana Zemtsov; a violinista italiana Isabella Piccioni; o violoncelista inglês Michael Stirling e a pianista albanesa Mirsa Adami irão participar dessas masterclasses.

As aulas acontecem em três locais, que são: Hotel Globo, Casa da Pólvora e Igreja São Francisco, sempre às 10 horas (veja programação abaixo). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/masterclasses/ ou pelo e-mail cadastro.masterclass@gmail.com.

O Festival – À tarde e à noite, esse elenco de músicos excepcionais irá se apresentar nos concertos da 4ª edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, um dos principais eventos do gênero no Brasil. Serão 23 concertos ao longo de sete dias nas principais igrejas do Centro Histórico da Capital, além do encerramento, no Parque da Lagoa, todos com entrada gratuita.

A abertura do Festival Internacional será, como nos anos anteriores, no adro da Igreja de São Francisco. A grande novidade para este ano é a presença do gaúcho Yamandu Costa, um dos mais importantes violonistas do mundo.

Ele sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa que, sob a batuta do maestro Laércio Diniz, executa obras clássicas como a ‘Dança Húngara nº 1’, de Brahms, e populares como ‘Decarissimo’, de Piazzolla, e ‘Brejeiro’, de Ernesto Nazareth. A apresentação começa às 19 horas.

O 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa é uma realização da Prefeitura Municipal da Capital (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do BNDES e Ministério da Cultural. A programação completa pode ser conferida no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Programação/Masterclasses:

Segunda-feira (28/11)

Local/horário: Hotel Globo, 10h

Violino: Julija Hartig (Sérvia)

Viola: Dana Zemtsov (México)

Terça-feira (29/11)

Local/horário: Casa da Pólvora, 10h

Violino: Isabella Piccioni (Itália)

Violoncelo: Michael Stirling (Inglaterra)

Quarta-feira (30/11)

Local/horário: Hotel Globo, 10h

Violino: Alessandro Borgomanero (Brasil)

Violoncelo: David Gardner (Brasil/Inglaterra)

Quinta-feira (1/12)

Local/horário: Hotel Globo, 10h

Violino: Rosanne Philippens (Holanda)

Viola: Juan Lucas Aisemberg (Itália)

Local/horário: Igreja São Francisco, 10h

Piano: Mirsa Adami (Albânia)

Sexta-feira (2/12)

Local/horário: Hotel Globo, 10h

Violino: Alberto Johnson (Brasil/Holanda)

Violoncelo: Anastasia Feruleva (Rússia)

Local/horário: Casa da Pólvora, 10h

Saxofone: Femke Ijlstra (Holanda)

Serviço:

4º Festival de Música Clássica de João Pessoa

Quando: De 27 de novembro a 3 de dezembro de 2016.

Onde: Igrejas São Francisco, Do Carmo, São Bento e Batista.

Programação: www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br

Quanto: Gratuito.