logo paraiba total
logo paraiba total

Evento gratuito no Sebrae vai tratar de oferta de crédito para os pequenos negócios

24 de novembro de 2016

O aporte financeiro é uma das alternativas para que um pequeno negócio possa ter sustentabilidade no mercado em período de crise econômica. Este ano, segundo pesquisa divulgada esta semana pelo Sebrae e realizada com quase 7 mil empreendedores de todo o país, 83% dos pequenos negócios não recorreram a empréstimos bancários, um número quase 10% maior do que em 2015. As taxas de juros e burocracia são apontadas como os principais empecilhos para aquisição de crédito.

Para discutir e esclarecer dúvidas sobre os serviços e produtos que as instituições financeiras podem oferecer para os micro e pequenos negócios, o Sebrae Paraíba promove, nesta sexta-feira (25), em João Pessoa, o Seminário de Crédito: soluções financeiras para os pequenos negócios. O evento vai contar com a participação de representantes de Cooperativas de Crédito, do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, BNDES e a Sociedade Garantidora de Crédito (GarantiParaíba).

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, além da inovação, criatividade e melhor uso de recursos (fazer mais com menos), o micro e pequeno empresário deve avaliar com atenção os serviços oferecidos pelas instituições financeiras.  Ela destacou as soluções disponíveis pelas cooperativas de crédito, entidades autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central, formadas por associações de pessoas (físicas ou jurídicas), sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar serviços a seus associados. Elas funcionam como bancos e todos os ganhos que obtêm durante o ano retornam para seus associados, como devolução das sobras.

 “Além de participaram da distribuição das sobras e conseguirem empréstimos com juros mais baixos, estes empresários participam das decisões da cooperativa, têm mais agilidade e flexibilidade na obtenção do crédito e têm taxas de serviços isentas ou a preço de custo”, disse a analista. Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre estas instituições.

O Sebrae Paraíba desenvolve projetos junto a estas cooperativas que atendem empresários de micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI). Fazem parte do projeto a Unicred João Pessoa (Capital e Guarabira), a Unicred Centro Paraibana (CampinaGrande), Sicoob CGCred (Campina Grande e Queimadas), Unicred Alto Sertão (Sousa e Cajazeiras), Sicoob Litoral e Sicoob Espinharas (Patos).

Para participar do Seminário de Crédito: soluções financeiras para os pequenos negócios, basta se inscrever no site do Sebrae Paraíba (www.sebraepb.com.br). O evento é gratuito e será realizado no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro do Estados.

Pesquisa – Como alternativa aos bancos, a pesquisa mostrou que a maioria negocia prazo de pagamento com fornecedores (52%), usa cheque pré-datado (27%) ou especial (20%) e o cartão de crédito empresarial (21%). Mesmo nessas formas de financiamento, entretanto, houve queda no percentual de utilização. Das empresas pesquisadas, 22% não estão utilizando financiamento algum – dez pontos percentuais acima do ano passado – e 15% mantêm empréstimos em bancos.

A pesquisa do Sebrae apontou ainda que 19% dos empreendedores que já buscaram as instituições financeiras para obter financiamento, em algum momento da vida empresarial, tiveram o pedido de empréstimo negado, contra 14% apontado na pesquisa realizada em 2015. Para 16% desses, a justificativa ouvida dos bancos foi a falta de linha de crédito para o perfil e outros 13% receberam a argumentação de que a conta corrente era muito nova.

Em contraponto aos 83% de empresários que não buscaram os bancos, 17% recorreram às instituições financeiras para conseguir crédito. Apenas dois em cada três dentre os que solicitaram empréstimo nos últimos seis meses tiveram sucesso. As altas taxas de juros estão entre as principais dificuldades assinaladas para 51% dos entrevistados, logo depois vem a falta de garantias reais, conforme avaliaram 22% dos empresários.

Já entre os empreendedores que contraíram financiamento, 53% o utilizaram para capital de giro e 36% o aplicaram na compra de mercadoria para revenda. Outros 32% dos entrevistados investiram na reforma ou ampliação do negócio.

Programação

9h – Abertura do Evento

9h20 – Palestra Crescer sem Medo

10h10 – O que é uma Cooperativa de Crédito Empresarial-

10h40 – Talk Show com as Cooperativas UNICRED e SICOOB

11h40 – Palestra da GARANTIPARAIBA – Sociedade de Garantia de Crédito

12h20 – Rodada de Crédito

13h – Palestra do BNDES

13h40 – Crédito e Fontes de Recursos Financeiros – Banco do Brasil, Caixa econômica e Banco do Nordeste

15h – Rodada de Crédito

16h – Encerramento