logo paraiba total
logo paraiba total

SEPM realiza II workshop de crochê para artesãs de Cabedelo

25 de novembro de 2016

Aperfeiçoamento é a palavra chave para definir o workshop de crochê promovido pela Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres de Cabedelo (SEPM) nestas quinta-feiras e sexta-feira (24 e 25). O curso, voltado para artesãs que trabalham com a técnica, reúne no auditório da Secretaria de Ação Social (Semais), cerca de 45 mulheres, que tiveram a oportunidade de obter conhecimento acerca de qualidade de linhas, modelagens e cálculo dos valor de comercialização de peças.

Esta é a 2ª edição do workshop. A 1ª, ocorrida há três meses, contou como  uma das etapas do Projeto Ondinas de Cabedelo. O curso destes dias 24 e 25 foi ministrado pelo designer Neddy Ghusman e, ao final das atividades, as participantes terão direito a certificado.  

“O curso é voltado para o aperfeiçoamento de técnicas para quem já sabe. Estamos trazendo peças e modelos novos, ensinando a elas como vender suas peças e, acima de tudo, como valorizar o seu trabalho”, definiu o ministrante do curso. 

O designer também falou do trabalho voltado para a autoestima das alunas e a valorização do trabalho do artesão local. 

“Temos que mostrar a essas artesãs que o que elas fazem é uma profissão. Muita gente não encara o artesanato como profissional, elas têm que aprender a lidar com seu oficio, com o dom que Deus lhes deu, e se sentir valorizadas. Essas mulheres têm a arte nas mãos e um grande potencial de ganhar dinheiro e sustentar suas famílias com o trabalho manual”, comentou.

Repercussão – O II Workshop de Crochê reuniu pessoas que participaram da primeira edição, e também iniciantes. Todas demonstravam uma expectativa quanto ao aprendizado, à avaliação e às oportunidades abertas pela iniciativa. 

“Para mim está sendo importante, porque não tenho muita prática de crochê. Está sendo muito útil porque é um momento em que as mulheres estão aqui envolvidas com uma atividade. Mulher tem que ser mesmo independente, é uma oportunidade delas também não serem só donas de casa, só do lar, e, sim, ter algo produtivo para fazer. Estou saindo de uma depressão e esse momento é muito gratificante para mim, acredito que é também para muitas pessoas que estão aqui. Acho que é um projeto muito importante, pois cada participante tem a oportunidade de mostrar o que pode e o que sabe fazer”, declarou a professora e aposentada, Maria Madalena da Silva.

Para Maria das Graças Patrício, que já é participante do Ondinas Cabedelo, iniciativas como essas têm motivado bastante as artesãs de Cabedelo. 

“As iniciativas da SEPM vieram nos engrandecer, dar orgulho, igualdade e respeito ao nosso trabalho. Em meu nome e de minhas colegas posso dizer que, aqui em Cabedelo, nunca tivemos momento como o atual. Trabalhamos com artesanato, mas nunca fomos reconhecidas. Através da SEPM e da gestão, estamos brilhando, com o nosso artesanato sendo reconhecido por meio de divulgação, exposições, desfile, e aperfeiçoado, através de cursos como esse e de palestras. Em termos de conhecimento, então, não temos nem palavras para avaliar, são valiosos e gratuitos. Só temos que agradecer pelas oportunidades”, finalizou.