logo paraiba total
logo paraiba total

Feriado de Nossa Senhora da Conceição altera horário de funcionamento do comércio nesta quinta-feira (8)

7 de dezembro de 2016

O feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, previsto na Lei Nº 8.805/1999, que acontece nesta quinta-feira (08), resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades em alguns estabelecimentos comerciais do Centro da Capital paraibana. Já nos shoppings e nos supermercados da cidade o funcionamento será parcialmente normal.

Nas repartições públicas municipais e estaduais e instituições financeiras que funcionam em João Pessoa não haverá expediente de trabalho. Desse modo, para quem é funcionário público, será uma ótima oportunidade para antecipar as compras de final de ano, nos shoppings da cidade que abrirão suas lojas, mesmo que em horários especiais.

Segundo os Sindicatos dos Lojistas e Comerciários da cidade, não há nenhum impedimento para abertura dos estabelecimentos comerciais, devido à proximidade das festas de final de ano, o que leva ao aquecimento das vendas. Portanto, pode-se optar por abrir os estabelecimentos desde que seja pago aos funcionários o equivalente R$ 50,00 pelo dia de trabalho e um dia de folga, até 15 adias após o feriado trabalhado.

Confira agora o que abre e o que fecha:

Bancos – As agências bancárias da Capital estarão fechadas no feriado. Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 08 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na sexta-feira (09) sem acréscimo de multa.

Shoppings – Abrem em horário parcialmente normal, em geral das 10h às 22h.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento é facultativo. A expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas normalmente. Os Mercados Públicos da capital paraibana estarão abertos em seus horários habituais, das 8h às 17h.

Correios- Fecham todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros na data.

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais estarão fechados.

Transportes – Haverá redução de frota dos ônibus e viagens, como ocorre normalmente nos feriados. A balsa que faz a travessia das 6h00 às 19h30 entre as cidades de Cabedelo e Lucena, região Metropolitana da Capital, também não terão horário alterado por causa do feriado. Bem como ainda os trens urbanos que continuarão saindo de João Pessoa à Cabedelo das 4h252 às 19h41.

Parque Arruda Câmara (Bica) – O Zoológico da Capital irá funcionar em seu horário normal na quinta-feira (08), das 08h às 17h.