logo paraiba total
logo paraiba total

Sindipetro diz que aumento anunciado pela Petrobras no preço dos combustíveis depende das distribuidoras 

7 de dezembro de 2016

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sindipetro-PB) esclarece que a alta nos preços da gasolina e do diesel anunciadas, esta semana, pela Petrobras em suas refinarias só poderá ser aferida após a manifestação das distribuidoras que comercializam os produtos junto ao comércio varejista. É que os postos revendedores adquirem esses produtos por meio das distribuidoras e não diretamente da refinaria, cujo controle é da Petrobras que elevou em 8,1% o preço da gasolina e 9,5% no diesel. 

A entidade lembra que os postos são apenas uma etapa na cadeia de comercialização dos combustíveis, razão pela qual cabe ainda aguardar como as distribuidoras operarão dentro da nova política de preços. O sindicato ressalta que não há no momento como fazer uma previsão técnica de quando esse reajuste terá reflexos nos preços de mercado, bem como quais serão os valores, já que as distribuidoras só devem sinalizar o posicionamento no decorrer dos próximos dias. 

O Sindipetro-PB registra que os postos de combustíveis representam a última etapa na cadeia de comercialização, sendo necessário salientar ainda que a elevação do preço é na gasolina A, e não inclui a carga de impostos nem o etanol anidro, que chega a 27% na mistura do produto final que chega às bombas dos postos. 

Por fim, a entidade lembra que não tem a função de formular ou fiscalizar a prática de preços, seja de associados ou de não associados, cabendo a cada estabelecimento a liberdade para tal fim.