logo paraiba total
logo paraiba total

Feira das Nações acontece neste final de semana no Parque da Lagoa

14 de dezembro de 2016

A Feira das Nações do Rotary Club no Natal Iluminado da Lagoa será aberta nesta sexta-feira (16) com uma vasta programação cultural. O evento, que segue até domingo (18), terá expositores, atrações artísticas e feira gastronômica com foodtrucks e foodbikes.  Os visitantes também poderão conferir os costumes de países como Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Índia, Dinamarca, Polônia, Alemanha, Espanha, França, Suíça, Bélgica, Finlândia, República Tcheca, Portugal, Brasil e Uruguai.

De acordo com a gestora do projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a proposta do evento é estimular a ocupação do espaço público, em parceira com a iniciativa privada, pública e instituições, para o desenvolvimento e fortalecimento da economia local. “O Natal Iluminado é um projeto para unir pessoas, famílias, gestores públicos, fazendo reinar o espírito natalino, com acesso à mobilidade social. Esperamos que esta iniciativa seja exemplo de território inteligente, com história, cultura, cooperação, o agir em conjunto, oferecendo aos pequenos negócios da região a oportunidade de ampliar mercado”, disse.

A gestora destacou que as cidades mais competitivas e atrativas do mundo têm focado em estratégias inovadoras de recuperação e revitalização dos seus centros urbanos, utilizando o modelo de cooperação público-privada, para a gestão desses espaços econômicos e sociais, facilitando a liberação do seu potencial endógeno e criativo. “A gestão dos centros urbanos não pode ser responsabilidade só do poder público. O novo paradigma é a cooperação público-privada, para o êxito das estratégias de inovação desses espaços. O desenvolvimento de projetos planejados, integrados e acordados, que incluem o comércio e as atividades econômicas como agentes proativos, é o eixo fundamental dessa estratégia com inovação e criatividade”, ressaltou.

A programação da Feira das Nações do Rotary Club tem início às 16h com a banda de música do Grupamento de Engenharia. Às 17h, será a vez do Jazz da Vila tocando Músicas Natalinas. Em seguida, haverá a apresentação do Coral Meninos e Meninas de Lucena. Já às 19h, está programado os Tambores da Cultura Japonesa. O encerramento será às 20h, com a Banda Marcial do Rotary Alto do Pascoal (Recife) e terá a participação especial de coro intercambistas de vários países.

No sábado, às 17h, a programação é retomada com a Cantata da Unimed. Às 18h, o público assistirá a Orquestra do Projeto de Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa. Em seguida, terá a apresentação do Auto de Natal do SESC. No domingo (18), o Grupo Folclórico do SESC apresenta músicas natalinas em ritmo de forró a partir das 17h. Às 18h, haverá a apresentação da Banda Jazz Rubacão da UFPB. Já a partir das 19h terá apresentação do grupo Ciganos. A programação cultural será encerrada com o show de Evangelina Etchebest Tangos e Boleros.

Ao longo dos três dias da Feira das Nações do Rotary Club, serão promovidas oficinas de Ikebana/arranjos de flores – cultura japonesa (17h); Oficina de Origame – cultura japonesa (18h); e o Oficina de Guirlandas Natalinas (19h). No sábado (17) e domingo (18), será oferecido ainda orientação nutricional e massagem relaxante por equipes do Senac-PB. Também estarão disponíveis os serviços de verificação do  Índice de Massa Corpórea, aferição de pressão e glicemia, pela Faculdade Maurício de Nassau.  O evento contará ainda com a presença da Miss Paraíba Plus Size nacional, Maluh Vinagre, que estará vestida de Mamãe Noel para tirar fotos com os visitantes.

A Feira das Nações do Rotary Club terá uma vasta opção de alimentação, com a presença de foodtruck e foodbikes com docinhos, doces importados e artesanais, paletas mexicanas, coxinhas, batatas fritas, sanduíches e hambúrgueres, espetinhos, pastéis, caldos e comida japonesa.

O evento é uma realização do Rotary Club e conta com diversos parceiros e apoiadores, como Sebrae Paraíba, Antares Publicidade, Sinduscon, Fecomercio – Senac- Sesc, Funjope, Rede de Supermercados Bem Mais, Sonho Doce Eventos, Chuva de Ideias Eventos, Portobrito Eventos, NET Eventos, UFPB, 1º Grupamento de Engenharia, Alice Decorações, Telasat, Jornalismo de Viagem, Faculdade Maurício de Nassau, Polícia Militar, TV Cabo Branco, Prefeitura de João Pessoa, através Emlur, Semob, Sedurb e Guarda Municipal.