logo paraiba total
logo paraiba total

Monteiro sediará a 5º edição do Som nas Pedras

15 de dezembro de 2016

O Assentamento Santa Catarina, em Monteiro, recebe neste sábado (17) a 5º edição do Som nas Pedras. O evento será realizado na Pedra dos Índios e vai apresentar, a partir das 18h30, Ju Vieira e Neguinho de Arcoverde. Criado em junho deste ano, o Som nas Pedras é um das ações para estímulo da Rota Cariri Cultural.

O projeto tem à frente a produtora cultural Josivane Caiano, afilhada da mestre do pífano, Zabé da Loca. De acordo com a empreendedora, a proposta do evento é atrair turistas de outras cidades da Paraíba e de outros Estados para conhecer o Assentamento. As visitas podem ser agendadas com um agente de viagens e guiadas por condutores de turismo locais.

 “O povo do Santa Catarina é de uma cultura festiva, que mantém a tradição da Marzuca, um coco de roda, há muitos anos. Pretendemos montar uma escolinha para crianças e adolescentes aprenderem a manter nossas tradições musicais, com aprendizado do pífano, o instrumento de Zabé da Loca. Espero que nosso ponto de turismo cultural e rural permaneça e faça esses e outros sonhos se realizarem”, destacou.

Através do projeto de Desenvolvimento Territorial Cariri Ocidental do Sebrae em Monteiro, são realizadas ações para estruturar a cadeia produtiva do Turismo com capacitações e consultorias. “Percebemos o aumento do interesse dos empresários de Monteiro por cursos de inovação. A Rota Cariri Cultural já foi uma inovação que esse grupo debatia. Convido a todos a conhecer nossa cidade e tradições culturais e a curtir o Som nas Pedras”, concluiu a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, que destacou o incentivo local que é oferecido aos empreendedores.

Produção – O Som nas Pedras é realizado na estrutura do Complexo Zabé da Loca, que reúne restaurante, Memorial e a antiga loca ou gruta onde a pifeira morou por mais de 20 anos. O evento é realizado num dos seis pontos da Rota, a Pedra dos Índios.

O primeiro evento teve a participação do poeta Pedro Soares, de João Pessoa, recitando poesias. Em julho, no sábado (16), a 2ª edição do Som apresentou a música popular brasileira de Milton Dornelas, de João Pessoa. Em agosto, no sábado (20), houve a 3ª edição do evento com Carim da Prata e Jabitaca, dois cantadores do Cariri. E a 4ª edição do evento mostrou a conterrânea do Cariri, da cidade de Zabelê, a cantora Sandra Belê.

Segundo Josivane, o fluxo de turistas tem aumentado na região. Mais de 300 visitantes passaram pelo Complexo Zabé da Loca em 2016 e o fluxo de clientes no restaurante Casa de Zabé também está crescente. Recentemente, uma equipe da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) visitou a Rota por dois dias e aprovou o trabalho.

Serviço:

Evento: Som nas Pedras; Data: sábado (17);

Local: Pedra dos Índios, Assentamento Santa Catarina, BR 412;

Agência de viagens: Monte Viagens (Jaqueline – 98709-8808);

Condutores: Beato Vicente 99889-0103, Robson 99911-7312, Allison 99969-3346, César 99949-0950, Espedito 99918-6003, Benício 98652-3511, Philipe 99622-9150.