logo paraiba total
logo paraiba total

Vereadores pessoenses são empossados e elegem nova Mesa Diretora da CMJP

2 de janeiro de 2017

Os 27 novos vereadores da Capital paraibana tomaram posse, em sessão solene realizada na tarde desde domingo (1º), inaugurando a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A solenidade foi realizada no Plenário Senador Humberto Lucena, onde também ocorreu a eleição e condução da Mesa Diretora que vai atuar no biênio 2017-2018, tendo como novo presidente da Casa o vereador Marcos Vinícius (PSDB).

O vereador Durval Ferreira (PP), na condição de presidente da última legislatura, iniciou os trabalhos e convidou as seguintes autoridades para composição da mesa: os vereadores Bosquinho (PSC) e Léo Bezerra (PSB), este último como parlamentar mais votado no último pleito municipal; os deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB) e Edmilson Soares (PMN), representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o Governo do Estado, respectivamente; e o secretário-chefe do gabinete do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), Hildevânio Macêdo.

Após a chamada nominal dos 27 vereadores eleitos, todos prestaram o compromisso previsto no parágrafo 1º do artigo 10 do Regimento Interno da CMJP e assinaram individualmente seus respectivos termos de posse, sendo ao fim declarados empossados por Durval Ferreira.

Os parlamentares que assumiram seus mandatos nessa sessão solene de instalação da 17º Legislatura (2017-2020) da CMJP foram: Bosquinho (PSC); Bruno Farias (PPS); Chico do Sindicato (PT do B); Damásio Franca (PP); Dinho (PMN); Durval Ferreira (PP); Eduardo Carneiro (PRTB); Eliza Virgínia (PSDB); Fernando Milanez Neto (PTB); Helton Renê (PC do B); Humberto Pontes (PT do B); João Almeida (SD); João Corujinha (PSDC); João dos Santos (PR); Bispo José Luiz (PRB); Léo Bezerra (PSB); Lucas de Brito (PSL); Luís Flávio (PSDB); Mangueira (PMDB); Marcos Henriques (PT); Marcos Vinícius (PSDB); Pedro Coutinho (PHS); Raíssa Lacerda (PSD); Sandra Marrocos (PSB); Tanilson Soares (PSB); Thiago Lucena (PMN); e Tibério Limeira (PSB).

Após a posse, a solenidade foi suspensa e deu vez a uma sessão extraordinária, ainda sob a presidência de Durval Ferreira, para eleição da Mesa Diretora referente ao biênio 2017-2018. A chapa única registrada e que foi aclamada vencedora traz como integrantes: Marcos Vinícius (presidente); Lucas de Brito (1º vice-presidente); João dos Santos (2º vice-presidente); Raíssa Lacerda (1ª secretária); Dinho (2º secretário); e Eduardo Carneiro (3º secretário).

Todos os presentes se declararam favoráveis à chapa, exceto o vereador Tibério Limeira, que, no início da votação, pediu para fazer sua declaração de voto: “Solicito que conste em ata que me abstive de participar desse processo, não por uma decisão pessoal, mas puramente política, de não fortalecer o PSDB. No entanto, desejo boa sorte ao novo presidente Marcos Vinícius”.

Novo presidente da Casa faz seu primeiro discurso na tribuna

Depois de declarar empossada a nova Mesa Diretora da CMJP, Durval Ferreira convidou Marcos Vinícius para assumir os trabalhos, seguindo-se a isso o seu primeiro discurso como presidente, na tribuna da Casa.

O chefe do Legislativo Municipal saudou as autoridades e os demais cidadãos presentes e revelou que aquele era um momento de grande emoção e, sobretudo, de gratidão aos que lhe apoiaram em sua trajetória até então. “A começar pelo conjunto de vereadores e vereadoras que estiveram conosco desde os primeiros momentos construindo a unidade conquistada nesse processo de sucessão na Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa”, afirmou.

Marcos Vinícius também destacou o papel desempenhado pelo prefeito da Capital: “Sua contribuição foi fundamental para o estabelecimento da unidade da bancada aliada em harmonia com partidos e vereadores de oposição. Este é um exemplo que nos fortalece e nos leva em busca de novas conquistas”.

O presidente ainda enfatizou o apoio dado por sua família e por seus amigos, como também a confiança dos eleitores que o reconduziram a um novo mandato parlamentar.

Por fim, ele garantiu que colocará em prática os compromissos assumidos e sua gestão terá a transparência e a ética como princípios fundamentais. “Tenham certeza de que não vamos decepcionar, ao contrário, a palavra de ordem é crescer mais próximos da sociedade organizada e dos anseios populares em favor do crescimento de nossa amada cidade de João Pessoa”, concluiu Marcos Vinícius.

Eleição da Mesa Diretora 2019-2020 é antecipada

Concluídos os trâmites da posse, o vereador Dinho, na condição de 2º secretário da nova Mesa Diretora, leu um Projeto de Resolução (PR) que possibilitaria a realização de uma nova sessão extraordinária para antecipar a eleição da Mesa Diretora referente ao próximo biênio (2019-2020).

Bruno Farias foi o responsável pelo parecer favorável à constitucionalidade da matéria, que foi aprovada pelos parlamentares pessoenses com exceção do voto do vereador Tibério Limeira, que foi contra. “Reforço minha posição não pelo caráter jurídico, mas político. Entendo que teríamos que levar em conta que, daqui a dois anos, pode haver uma nova organização das forças de situação e oposição da Casa, que não necessariamente seria contemplada pela mesa eleita neste momento”, defendeu o vereador socialista, que também se absteve dessa segunda eleição.

A chapa única da Mesa Diretora eleita antecipadamente para o biênio 2019-2020 tem como membros os vereadores: João Corujinha (presidente); Léo Bezerra (1º vice-presidente); Fernando Milanez Neto (2º vice-presidente); Eliza Virgínia (1ª secretária); Humberto Pontes (2º secretário); e Chico do Sindicato (3º secretário).