logo paraiba total
logo paraiba total

Inadimplência do consumidor de Campina Grade cai 16% em 2016

3 de janeiro de 2017

As vendas no comércio de Campina Grande durante o ano de 2016 ficaram abaixo das expectativas. Alguns lojistas registraram redução de até 7% nas vendas durante o ano.

Já no que se refere à inadimplência do consumidor, 2016 foi considerado um ano positivo. Isso porque, de acordo com o levantamento realizado pela CDL Campina Grande e pelo SPC Brasil, o número de devedores caiu 16% ao longo de todo o ano que passou comparado ao mesmo período de 2015.

De janeiro a dezembro do último ano 13.362 consumidores ficaram com o “nome sujo” junto ao órgão de proteção ao crédito. Bem abaixo do apresentado em 2015, quando 15.968 consumidores terminaram o ano com alguma dívida.

Segundo o presidente da CDL, Artur Bolinha, uma das razões para a queda na inadimplência é que menos vagas de trabalho foram fechadas ao longo de 2016 e quanto mais consumidores empregados menor se torna o número de devedores. “Tivemos um ano atípico no comércio de Campina Grande. As vendas ficaram bem aquém das expectativas traçadas, mas por outro lado, devemos comemorar este dado significativo que é a diminuição da inadimplência”, disse.

Outra razão apresentada pelo dirigente lojista é a preocupação do consumidor com a situação de incerteza da economia do país. “As pessoas continuam preocupadas com os rumos da economia e com as mudanças que o atual governo tem implantado. Isso reflete diretamente nas vendas, pois as pessoas deixam de adquirir novas dívidas para quitar as já existentes”, completou.

O levantamento de endividamento do consumidor campinense é realizado todos os meses pela CDL Campina Grande junto ao SPC Brasil.