logo paraiba total
logo paraiba total

Opções de franquias para investir e começar o ano com o pé direito

5 de janeiro de 2017

Considerado um dos mercados mais seguros e rentáveis para investir, o franchising tem atraído cada vez mais investidores interessados em ter o próprio negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), estima-se que o faturamento do setor chegou a R$ 150 milhões em 2016. Algumas redes acompanharam o mercado, e se destacaram por conta dos bons resultados conquistados por todo o país, se tornando ótimas opções para empreendedores interessados em apostar no próprio negócio em 2017.

Patroni

A Patroni, rede de franquias especializada no segmento de alimentação que atua no mercado há mais de três décadas, é considerada a maior rede de pizzarias do país com 210 unidades em operação e implantação. A rede chegou a um faturamento de R$ 360 milhões, um crescimento de 5% em relação a 2015. Para 2017, a marca prevê um incremento de 28% em faturamento e 23% em número de lojas.

Investimento inicial: a partir deR$ 150 mil (Expresso) a R$ 450 mil (Classic e Premium)

Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Sóbrancelhas

A Sóbrancelhas, rede de franquias referência em embelezamento do olhar e da face, finalizou 2016 com cerca de 200 unidades espalhadas por todo o Brasil. O faturamento projetado foi de R$ 55 milhões de reais, um surpreendente crescimento de 30% em relação a 2015. Para 2017, a marca tem planos ousados e pretende abrir as primeiras operações internacionais, além de inaugurar 50 novas unidades e alcançar um faturamento de R$ 80 milhões.

Investimento inicial: R$ 122 mil (quiosque), R$ 139 mil (loja), R$ 180 mil (truck)

Prazo de retorno: 18 meses

Tip Top

No mercado há mais de seis décadas e referência nacional em vestuário infantil, a Tip Top encerra o ano de 2016 com 110 lojas espalhadas por todo o país, um crescimento de 5% se comparado ao ano anterior. O faturamento chegou na casa dos R$ 121 milhões. Destaque para o lançamento do novo modelo de negócio, o primeiro quiosque do mercado têxtil infantil que chega como uma nova opção de negócio para quem deseja empreender. Para 2017, a rede já tem metas traçadas. Pretendem abrir 14 novas lojas, sendo cinco quiosques projetando um crescimento 12% em número de unidades.

Investimento total: R$ 150 mil (quiosque), R$ 420 mil (loja tradicional), 1,5 milhões (mega store)

Previsão de retorno: 36 a 40 meses

Hope

Há 50 anos no mercado, a tradicional rede especializada em moda íntima Hope inaugurou 25 lojas em 2016, totalizando 165 unidades distribuídas pelo país. Pela experiência adquirida ao longo desses anos, a marca, que fez toda uma reengenharia dos custos de implantação das lojas para expandir em cidades com mais de 50 mil habitantes, planeja inaugurar 30 novas operações em 2017 seguindo a estratégia de crescer com modelos de negócios mais compactos.

Investimento Inicial: a partir de R$ 180 mil

Previsão de Retorno: 24 a 36 meses.

JAN-PRO

Presente no Brasil há cinco anos, a rede americana especializada em limpeza e conservação de ambientes comerciais registrou a abertura de 58 franquias em 2016, totalizando 230 operações no país e um crescimento de faturamento bruto de 55%. Com um modelo que oferece ao franqueado a oportunidade de iniciar sua operação já com contratos de atendimento, adquiridos junto a franqueadora, a marca prevê 50 novas unidades em 2017 e faturamento de R$ 110 milhões.

Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil.

Previsão de retorno: 12 a 18 meses.

Mineiro Delivery

A Mineiro Delivery, rede de franquias de comida caseira em box, entrou para o franchising em 2015 e, em apenas seis meses, abriu 10 lojas e faturou R$ 4 milhões. A rede encerrou 2016 com faturamento de R$ 7 milhões e 80 contratos fechados. Para 2017, a meta é dobrar o número de unidades, chegando a 160 operações (sendo 120 ativas) e atingir o faturamento de R$ 75 milhões, 10 vezes mais do que em 2016.

Investimento inicial: a partir de R$ 120.000,00

Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Ecoville

A rede fabrica e comercializa produtos de limpeza para casas, carros e empresas, como alvejante, detergente e limpa-vidros. Fundada em 2017, a marca possui 142 lojas, a maior parte em modelo de licenciamento. Em 2016, ingressou no segmento de franchising, oferecendo dois formatos de negócio: loja-franquia e microfranquia (carreta para a venda de produtos na rua). Em menos de cinco meses, fecharam 181 contratos e a meta é chegar em junho de 2017 com 500 unidades vendidas.

Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): R$ 148.000,00 (loja-franquia) / R$ 85.000,00 (microfranquia)

Prazo de retorno: de 12 a 24 meses