logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba de 7 dicas para viajar no Carnaval gastando pouco

11 de janeiro de 2017

Agora que as festas de final de ano passaram, o próximo grande feriado em mente já é o Carnaval. Com cinco dias de festa, muita gente gosta de aproveitar a data para colocar o pé na estrada, seja para curtir a folia ou fugir dela.

Como se sabe, entretanto, os preços nesse período sobem consideravelmente e, sem planejamento, pode ficar difícil concretizar o plano de viagem. Confira as dicas para ajudá-la a aproveitar o feriado sem gastar muito.

1) Planeje-se

Muita gente deixa para organizar a descida para praia na semana do Carnaval. Se você não tem um amigo que ofereça hospedagem, entretanto, esse é um hábito que só irá fazê-la gastar mais. Para escolher um destino legal e não prejudicar o orçamento, o ideal é fazer as contas, decidir quanto poderá gastar e planejar-se com antecedência.

Monitores os preços de hospedagem e passagens, se for o caso, em diversos locais. Procure promoções, compare preços com datas próximas e busque promoções. Você pode fazer suas pesquisas em plataformas como Kayak, PassagensAéreas.com.br, Decolar.com, Quanto Custa Viaja, Trivago e Booking.com.

2) Fuja dos destinos mais tradicionais

Se você não é do estilo que adora o Carnaval tradicional, pode ser ainda mais fácil encontrar um destino com preço mais atrativo. Seja qual for a experiência que procura, entretanto, uma maneira interessante de economizar é viajando para locais menos procurados pelos turistas nessa época. Pesquise alternativas e converse com pessoas que já foram para esses lugares no Carnaval para descobrir qual destino seria mais interessante para você.

Considere sempre o deslocamento nessas escolhas: quanto mais fácil o acesso, mais em conta ficará o passeio. Muitas vezes, cidades vizinhas oferecem uma programação animada para a data e essa pode ser uma opção interessante se as finanças estiverem muito apertadas.

3) Varie as opções de hospedagem

Teste diferentes tipos de hospedagem para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício para o seu caso. Compare preços e os serviços oferecidos por hotéis, pousadas, campings, hostels e Airbnb, por exemplo, para encontrar a sua opção preferida.

4) Divida os custos da viagem

Um ótimo jeito de economizar no Carnaval é reunindo um grupo e fazendo a viagem em conjunto. Alugando uma casa, apartamento ou chácara, por exemplo, vocês poderão dividir os custos e realmente fazer um passeio mais em conta para todos. Também poderão compartilhar os custos de deslocamento, se forem de carro, fazer compras em conjunto e cozinhar no local.

5) Compre suas bebidas antecipadamente

Um gasto de peso durante as festas de Carnaval é com bebidas fora de casa. De copo em copo, não é difícil perder o controle de quanto se gasta no dia. Por isso, para economizar, vocês podem optar por levar a própria bebida, ou pelo menos parte dela, com vocês. Uns petiscos também podem ser opções interessantes para matar a fome e preservar o bolso.

6) Use a criatividade

Se for aproveitar a data nos modelos tradicionais e precisar de fantasias ou roupas específicas, é interessante deixar a criatividade fluir e investir em itens simples ou feitos por você mesma para se caracterizar. O Pinterest está cheio de ideias para inspirá-la na comemoração. Muitas vezes fantasias descomplicadas acabam sendo mais divertidas e interessantes do que as elaboradas.

7) Escute os moradores locais

Para não gastar dinheiro à toa, uma dica de ouro é sempre conversar com as pessoas que vivem no local. Você pode pedir dicas de restaurantes, supermercados e bares que sejam bons e cobrem preços justos. É interessante se informar também sobre passeios que realmente valem a pena e outros que podem ser pulados pelo grupo.