logo paraiba total
logo paraiba total

Sindicato quer implementação do novo piso salarial do magistério em João Pessoa

16 de janeiro de 2017

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa esteve representado em Brasília, durante o 33° Congresso Nacional  da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, pelo presidente Daniel de Assis, a vice-presidente Penha Araújo, a 1ª secretária Raquel Sabino e os diretores sindical e de patrimônio, José Mário e Elizete Lima. Na ocasião, após receber a direção da CNTE, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho divulgou o índice de reajuste do piso salarial da categoria para 2017, de 7,46%,  num percentual que já era esperado por nós.

Com a mudança, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. O aumento foi anunciado nessa quinta-feira (12) pelo Governo Federal.

Ele defendeu o cumprimento por todos os gestores da obrigatoriedade de implementação do novo percentual para todos os trabalhadores, independente de quem  ganha ou não o piso. Para Daniel, esse anúncio por si só não garante um reajuste para classe do magistério. 

Sem subterfúgios

“Todos nós esperamos que os governantes não usem a PEC 55 para não implementarem esse índice. Também é necessário que os recursos da educação, sejam eles do FUNDEB ou recursos próprios, garantam o pagamento do reajuste anunciado pelo MEC sem as antigas desculpas do comprometimento da folha em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal”, advertiu o presidente do Sintem-JP.