logo paraiba total
logo paraiba total

Empreendimento da MRV Engenharia recebe certificação Selo Casa Azul

24 de janeiro de 2017

O Residencial Liberdade do Complexo For Life Maraponga construído pela MRV Engenharia em Fortaleza, acaba de receber o Selo Casa Azul Nível Ouro da Caixa Econômica Federal. O condomínio é o primeiro empreendimento MRV a obter a certificação, concedida pela Caixa a projetos habitacionais que priorizam a economia de recursos naturais. O projeto foi obtido com o trabalho conjunto das áreas de Inovação, Crédito Imobiliário, Engenharia e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da construtora.

Para receber o Selo Casa Azul, o projeto deve obedecer a 19 critérios obrigatórios e, de acordo com o número de critérios opcionais atendidos, o projeto recebe o selo nível bronze, prata ou ouro. No caso do Residencial Liberdade, foram 32 itens atendidos, sendo 13 itens de livre escolha, além dos obrigatórios, o que garantiu a mais alta certificação.

Entre os itens opcionais atendidos pelo empreendimento estão a execução de melhorias no entorno da obra, a instalação de bicicletário, a utilização de escada pré-moldada e laje içada, com objetivo de reduzir a perda de materiais e a geração de resíduos, o uso de madeira de reflorestamento; a instalação de elevadores que promovam redução no consumo de energia, a utilização de torneiras com arejadores para reduzir o consumo de água entre outros itens sustentáveis.

Economia

No projeto do Residencial Liberdade que conta com 380 unidades, a MRV priorizou itens que visam a economia do consumo materiais, de energia e de água, garantido que o empreendimento seja viável economicamente, socialmente justo e ecologicamente correto, como explicou o gestor executivo de Planejamento, Controle, Assistência Técnica, Qualidade e Inovação, Flávio Vidal. Além dos diversos itens sustentáveis a construtora optou ainda pela instalação de medidores de água individualizados, que permitem a redução de até 50% no consumo mensal para os condôminos, descargas econômicas em sistema dual flush, com opção de fluxos de água de acordo com a necessidade. O sistema conta com bacias com caixa acoplada à descarga, que permitem economia de até 20 litros de água por acionamento, quando comparada ao modelo convencional. Será instalado ainda sensores de presença que controlam o sistema de luz para que quando não houver pessoas trafegando no local, as lâmpadas permaneçam apagadas, economizando  energia.

A MRV Engenharia é uma empresa que investe em projetos sociais, ações ambientais, assim pensando em novas perspectivas na qualidade de vida dos brasileiros. Além da certificação do Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, em janeiro a empresa passou a integrar a carteira do ISE da BM&F Bovespa devido ao compromisso com o desenvolvimento Sustentável.

“Essa certificação reforça ainda mais as características sustentáveis do empreendimento e sua qualidade. Além disso, será possível garantir benefícios econômicos para os nossos clientes, contribuindo para uma maior satisfação com suas moradias”, afirma Flávio Vidal.