logo paraiba total
logo paraiba total

Convênio dá exclusividade a corretoresna comercialização de imóveis retomados

6 de fevereiro de 2017

O Sistema Cofeci-Creci assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para abrir mercado para os corretores de imóveis. Pelo acordo, os profissionais interessados poderão se inscrever em seus respectivos regionais, para comercializar os imóveis retomados pela instituição bancária e já disponíveis para venda direta.

Há cerca de 24 mil propriedades em carteira, com previsão de ingresso de outros 20 mil imóveis ainda neste ano, segundo antecipou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em reunião com o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva. A remuneração será de 5% sobre o valor da propriedade, pagos pela Caixa ao corretor imobiliário.

De acordo com levantamento preliminar da Caixa, a maioria expressiva da carteira é composta por imóveis residenciais, de um, dois e três dormitórios. O valor médio das propriedades é de aproximadamente 250 mil reais. Assim que a Caixa passar a relação detalhada das propriedades, os Crecis irão disponibilizar mais informações e divulgar um cronograma de trabalho a todos os interessados.

Exclusivo para adimplentes

Para participar desse convênio, os profissionais deverão estar em dia com suas obrigações junto aos Conselhos Regionais. A comercialização dos imóveis deverá acontecer a partir de março. Até lá, haverá um mapeamento dos imóveis por Estado, informações repassadas aos Crecis para orientar os corretores interessados e a realização de um treinamento para que os corretores de imóveis possam atender melhor o cliente dentro das normas desse convênio.

Nesse treinamento, haverá informações sobre o perfil dos imóveis, a distribuição por sorteio aos profissionais, quais estão ocupados ou desocupados, as modalidades de financiamento que a Caixa irá oferecer – o que já facilita o processo de vendas –, entre outras informações. Cada propriedade será exclusiva do sorteado, que terá um período para realizar a comercialização.