logo paraiba total
logo paraiba total

Serviços gratuitos do NAF de João Pessoa iniciam na próxima semana

15 de fevereiro de 2017

Os atendimentos gratuitos do primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF de João Pessoa iniciarão na próxima segunda-feira (20). O NAF fica localizado no Empresarial Plaza Center, na Avenida João Machado, Centro da capital paraibana. Entre seus serviços, o NAF ofertará o auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, por exemplo. O atendimento à população funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, com intervalo das 12h às 13h.

O NAF é fruto de uma parceria firmada em dezembro passado entre o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e a Receita Federal do Brasil – RFB. O espaço ofertará serviços gratuitos de orientação tributária e fiscal relativos à RFB para contribuintes, microempresários e microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Os interessados nos atendimentos do NAF devem se dirigir ao espaço portando os documentos referentes ao tema a respeito do qual busquem informações para usufruírem do serviço.

Conheça os serviços do NAF

Os serviços disponibilizados são variados, como o auxílio à inscrição e informações cadastrais do CPF e regularização de CPF suspenso, auxílio à inscrição e informações cadastrais da matrícula CEI e regularização de obras (DISO) e auxílio à inscrição e informações cadastrais do CNPJ. No NAF, a população terá acesso, ainda, a informações sobre documentos digitais e pagamentos e parcelamentos.

Por meio do Núcleo, é possível também adquirir informações e auxílio na elaboração de pedido de isenção do IRPF para pessoas com moléstias graves, pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiências e esclarecimentos sobre o e-Social. Para o microempreendedor, o NAF auxilia e dá informações gerais sobre o Simples Nacional e o MEI.

Aqueles que desejem realizar o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação – PER/DCOMP também poderão receber instruções no NAF.  Para entidades sem fins lucrativos, o NAF também orienta e auxilia quanto ao cumprimento de obrigações tributárias. Emissão e informações sobre certidões negativas de débitos, consulta à situação fiscal e agendamento online de atendimentos na Receita Federal também figuram entre os serviços oferecidos pelo NAF à população.

O NAF

O Núcleo funciona como um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis da Instituição. Lá, professores e estudantes do Unipê atendem a população a respeito de informações tributárias e fiscais relativas à RFB. “O acesso à informação tributária hoje é muito importante para a sociedade como um todo”, comentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Unipê, Jane Kelly, que frisou que o espaço não substituirá um escritório de contabilidade nem funcionará como um posto da RFB.