Linguagem
Apoio Contábil e Fiscal

Serviços gratuitos do NAF de João Pessoa iniciam na próxima semana

Atendimentos ocorrerão de segunda a quinta-feira (16)

Foto: divulgação
Os atendimentos gratuitos do primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF de João Pessoa iniciarão na próxima segunda-feira (20). O NAF fica localizado no Empresarial Plaza Center, na Avenida João Machado, Centro da capital paraibana. Entre seus serviços, o NAF ofertará o auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, por exemplo. O atendimento à população funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, com intervalo das 12h às 13h.

O NAF é fruto de uma parceria firmada em dezembro passado entre o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e a Receita Federal do Brasil – RFB. O espaço ofertará serviços gratuitos de orientação tributária e fiscal relativos à RFB para contribuintes, microempresários e microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Os interessados nos atendimentos do NAF devem se dirigir ao espaço portando os documentos referentes ao tema a respeito do qual busquem informações para usufruírem do serviço.

Conheça os serviços do NAF

Os serviços disponibilizados são variados, como o auxílio à inscrição e informações cadastrais do CPF e regularização de CPF suspenso, auxílio à inscrição e informações cadastrais da matrícula CEI e regularização de obras (DISO) e auxílio à inscrição e informações cadastrais do CNPJ. No NAF, a população terá acesso, ainda, a informações sobre documentos digitais e pagamentos e parcelamentos.

Por meio do Núcleo, é possível também adquirir informações e auxílio na elaboração de pedido de isenção do IRPF para pessoas com moléstias graves, pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiências e esclarecimentos sobre o e-Social. Para o microempreendedor, o NAF auxilia e dá informações gerais sobre o Simples Nacional e o MEI.

Aqueles que desejem realizar o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação – PER/DCOMP também poderão receber instruções no NAF.  Para entidades sem fins lucrativos, o NAF também orienta e auxilia quanto ao cumprimento de obrigações tributárias. Emissão e informações sobre certidões negativas de débitos, consulta à situação fiscal e agendamento online de atendimentos na Receita Federal também figuram entre os serviços oferecidos pelo NAF à população.

O NAF

O Núcleo funciona como um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis da Instituição. Lá, professores e estudantes do Unipê atendem a população a respeito de informações tributárias e fiscais relativas à RFB. “O acesso à informação tributária hoje é muito importante para a sociedade como um todo”, comentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Unipê, Jane Kelly, que frisou que o espaço não substituirá um escritório de contabilidade nem funcionará como um posto da RFB.




Assessoria