logo paraiba total
logo paraiba total

Diretora de TI da Serasa destaca a importância da representatividade feminina na tecnologia

8 de março de 2017

As escolhas que tomamos são fortemente influenciadas por exemplos: pessoas que nos inspiram a pensar onde queremos e podemos chegar. Nesse sentido, a representatividade feminina no mercado de trabalho – principalmente em áreas marcadas pela presença masculina, como a da tecnologia – tem o poder de dar a outras mulheres a força que precisam para ocupar os espaços que desejam.

“Como temos um percentual pequeno de mulheres atuando em tecnologia, faltam referências para que as meninas tenham interesse em atuar nesta área”, defende Margarida Alonso, diretora de TI da Serasa Experian.

Apesar de ser tradicionalmente dominado por homens, o segmento da tecnologia vem se transformando a partir da organização das mulheres – que cada vez mais promovem iniciativas de inclusão e valorização feminina na área de TI – e determinação em mostrar suas capacidades. “A cada ano o mercado avança positivamente neste reconhecimento, as habilidades das mulheres têm ajudado as empresas a serem mais inclusivas, inovadoras e humanas”, explica a profissional.

Ao longo de sua trajetória, Margarida sentiu que o fato de ser mulher lhe trouxe vantagens profissionais em relação aos homens e acredita que isso seja válido também para outras mulheres. Ela explica que, por natureza, projetos de tecnologia são complexos e envolvem um grande número de variáveis. Nesse sentido, as habilidades femininas podem ser determinantes para o sucesso das empresas.

“A mulher é hábil na gestão dos relacionamentos interpessoais, contribuindo positivamente para o clima organizacional e a motivação das pessoas, demonstra grande capacidade de assimilar situações hostis e reverter os aspectos negativos em oportunidades e melhorias. Também demonstra habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de processos e gestão de múltiplas atividades, além da sensibilidade de prestar atenção a pequenos detalhes ”, defende.