logo paraiba total
logo paraiba total

Gestores públicos da região da Borborema e Cariri participam de capacitação

10 de março de 2017

Gestores públicos de municípios da região da Borborema e Cariri participam, nesta segunda-feira (13), de capacitações para o desenvolvimento do turismo cultural e esportivo local. A ação faz parte do trabalho do projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) do Sebrae Paraíba na região e será realizada na prefeitura da cidade de Natuba (Rua Presidente Epitácio Pessoa, 209, no Centro).

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba e gestora do projeto, Andreia Xavier, a ideia é provocar um despertar e um entendimento melhor em relação às políticas públicas. “O projeto DET tem o objetivo de atuar em Natuba e em outros 18 municípios do Cariri Oriental prestando suporte e orientação técnica com consultorias para a implementação e aprovação da Lei 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). É um trabalho de assessoria aos empresários e associações ligadas ao setor de turismo e da produção associada. Sugerimos melhoria nos processos e acesso dos empreendimentos a mercados”, detalhou.

Estão programadas as palestras de “Boas Práticas na Agricultura e no Desenvolvimento Sustentável – Promovendo e Valorizando o homem no Campo” e “Boas Práticas na Cultura, no Esporte e no Turismo – Um olhar para a juventude”. A primeira palestra será ministrada pelo consultor em Agronegócios do Sebrae, Renato Albuquerque. Já a segunda será pelo consultor do Sebrae em Turismo e Inovação, Ayron Kerlly Santos. Os interessados em participar devem se informar pelo telefone (83) 2101-0100 e e-mail det.caririoriental@gmail.com.

Outro objetivo da ação na cidade é promover o desenvolvimento da agricultura familiar, visando bons resultados em diversos setores da economia territorial, conforme a gestora. Andreia lembrou ainda que o Sebrae trabalha com os micros e pequenos empreendimentos há mais de uma década na região, estimulando tanto a produção associada ao turismo quanto o desenvolvimento da cadeia produtiva da agroecologia.