Linguagem
Vitrine do turismo

PBTur divulga roteiros na Bolsa de Turismo de Lisboa até domingo

Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos para promoção turística

Foto: Internet
O Destino Paraíba’vai estar na vitrine do turismo português, a partir desta quarta-feira (15), durante a realização da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que ocorrerá até domingo (19), em Portugal. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar uma das mesas disponibilizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), que estará coordenando as ações de divulgação e promoção dos roteiros brasileiros. Este ano, a organização do evento estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.

De acordo com a Embratur, Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos pela política internacional de promoção turística do Brasil. Em 2015, último dado oficial disponível, o Brasil recebeu 162.305 portugueses, conforme dados do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo, número que coloca Portugal entre os dez maiores países emissores de turistas para o mercado brasileiro.

A Paraíba, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, está investindo na divulgação em Portugal, antenada no fluxo de turistas europeus, buscando ampliar a comercialização de roteiros paraibanos em mercados como os da Espanha, França e Itália. “Esse contato com agentes e operadores de turismo europeus é um divisor de águas para manter a Paraíba na prateleira desses mercados e, principalmente, tornar o Estado mais conhecido”, disse.

Durante a Bolsa de Turismo, entre as ações programadas pela Embratur, estarão sendo apresentadas as manifestações culturais brasileiras, entre elas, os festejos juninos. De acordo com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o objetivo da participação do Brasil na BTL é ampliar a oferta de produtos para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, já bem conhecidos no mercado português. Nesse contexto os festejos juninos promovidos, em especial, na Paraíba, estarão em destaque. “Vamos ganhar um upgrade de divulgação nesse sentido, com a apresentação do segmento cultural destacando o Maior São João do Mundo, já conhecido no mundo todo e realizado em Campina Grande”, apontou Ruth Avelino. “Mas iremos procurar apresentar a Paraíba como um todo, pois sabemos que os turistas da Europa vem ao Brasil buscar sol e praia, nosso principal produto”, enfatizou a executiva da PBTur.

Festival JPA - O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, também estará participando da Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo o executivo, o contato e a ampliação do relacionamento com empresas da Europa tem surtido resultados positivos, com a ampliação do processo de crescimento da presença de grupos de Portugal e Espanha nas últimas edições do Festival JPA. “É um evento que permite o network para apresentarmos o nosso produto, que tem sido bem aceito pelos empresários”, pontuou.



Secom-PB