logo paraiba total
logo paraiba total

Arquiteta explica como criar e inovar nos projetos em patrimônios já tombados

21 de março de 2017

Criar e ser inovador em uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico. Este é um desafio para os profissionais de arquitetura que são instigados a revitalizar empreendimentos onde há limites para se modificar.  A responsabilidade de lidar com o que é público e, ao mesmo tempo, que fazer com que o local ele seja útil e contemporâneo com as transformações da sociedade é fundamental no trabalho nestas intervenções desses locais.

Lançado em fevereiro deste ano, a The House Mall é um exemplo de diálogo eficaz entre a criatividade e o respeito neste sentido. Projetada em um dos mais belos patrimônios históricos da região, a casa será o primeiro complexo gastronômico, cultural e empresarial do Estado e recebe projeto assinado pela arquiteta Milena Nóbrega. Segundo ela, tudo foi pensado para transformar a casa em um complexo que reúnisse diversos tipos de empreendimentos em um só lugar. “A The House será um ambiente aconchegante e ideal para se reunir com a família e amigos. O visitante poderá encontrar várias opções de alimentos, espaço kids, salas empresariais e uma área verde sensacional. Tudo isso para que as pessoas possam usar e apreciar a beleza do patrimônio histórico”, explica  Milena.

Agregando novos materiais e revitalizando os elementos originais da residência concebida na década de 50, Milena Nóbrega se inspirou no projeto inicial assinado por Acácio Gil Borsoi e Roberto Burle Marx. “É uma sensação de desafio e responsabilidade poder inovar e dar utilidade a um local tão especial”. A proposta é dar continuidade ao projeto original obedecendo a mesma tipologia e respeitando todos os elementos existentes na edificação. “Respeitar um projeto assinado por grandes nomes da arquitetura e dar continuidade a ele já inicia uma processo de criação particular e bastante rico. A inspiração surge a cada detalhe original que há na casa”, comenta.

A residência utilizada para a primeira edição da Casa Cor Paraíba já está em fase de revitalização para a concretização do novo projeto. Segundo a arquiteta, o projeto utilizado no evento está tomando formas, recebendo  intervenções para sua melhoria. “A The House é uma melhoria significativa do que vimos na Casa Cor. Estamos fazendo ajustes, sempre seguindo as normas do Iphaep, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba. “Por ser um patrimônio histórico, cabe ao órgão preservá-lo. Cada detalhe foi projetado com muito cuidado e atenção, seguindo todos os padrões exigidos”, destaca Milena. “O Iphaep está colaborando muito com todo o processo. Por ser um patrimônio histórico, o órgão tem o dever de exigir regras de conservação e limites da edificação”, explica. “Todos os elementos originais da casa estão sendo respeitados e conservados. O paisagismo será complementado para finalizar e enriquecer o projeto inicial. Garanto que o público vai se surpreender com o ambiente”, completa. 

The House Mall –  Na parte interna da casa, térreo e pavimento 1 e 2, irão funcionar os restaurantes e no pavimento 3 irão funcionar os escritórios. “Todos irão respeitar os elementos originais como pilares, esquadrias, elementos vazados e plantas”, ressalta. Além do projeto de uso da casa, será construído no terreno por de trás – um edifício de dois pavimentos onde irá funcionar também restaurantes no térreo e escritórios nos pavimentos acima. “O local terá a mesma tipologia da casa existente e respeitará a mesma altura da edificação atual”, acrescenta a arquiteta.

A The House Mall está localizada na Av. Epitácio Pessoa, 1090. Os interessados podem agendar uma visita para a apresentação do projeto podem entrar em contato pelo telefone: 83 99143-2123.