logo paraiba total
logo paraiba total

Volkswagen volta ao mercado de dívidas após escândalo de emissões

23 de março de 2017

A Volkswagen planeja voltar na quinta-feira aos mercados de renda fixa pela primeira vez desde que explodiu o escândalo de emissões de gases poluentes, colocando a toda prova a confiança após 18 meses, informou à Agência Efe Dow Jones.

A emissão de bônus no valor de vários bilhões de euros indica que a companhia está voltando a seu padrão tradicional de financiamento, segundo Jörg Boche, diretor de tesouraria do grupo.

Os fundos obtidos com a emissão serão utilizados para propósitos gerais, acrescentou.

“Não é que estejamos subfinanciados quanto à liquidez”, disse Boche, que qualificou a emissão como um momento “emocionante” para a companhia.

Espera-se que o fabricante de carros alemão faça uma emissão de Eurobônus que poderia superar 4 bilhões de euros, segundo um operador envolvido na transação.

A oferta poderia incluir bônus a dois anos de juros variáveis e bônus a tipo fixo a quatro anos, 6,5 anos e 10 anos.

A Volkswagen também poderia emitir bônus híbridos em dólares ao longo deste ano, em caso que a oferta em euro prospere, explicou Boche.

A operação da quinta-feira reflete que a Volkswagen espera recuperar a confiança dos investidores, anunciou Ferdinand Dudenhöffer, diretor do centro de Pesquisa Automobilística da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha.

Após o escândalo das emissões, a companhia se viu obrigada a assinar linhas de crédito de emergência, entre as quais foi incluído um crédito de 20 bilhões de euros que a companhia não deve ampliar, disse Boche.