logo paraiba total
logo paraiba total

Bráulio Bessa ministra palestra sobre empreendedorismo social em Campina Grande

23 de março de 2017

Como se tornar um empreendedor social reconhecido? O poeta popular Bráulio Bessa mostrou, através da própria história de vida, que existe um jeito diferente de alcançar o sucesso. Com determinação e bom humor, o cearense ressaltou que a honestidade é fundamental para conseguir destaque. Cerca de 400 pessoas estiveram no Teatro Municipal, em Campina Grande, nesta terça-feira (21) para saber da trajetória do artista, que atualmente tem um quadro semanal num programa de TV nacional. O evento foi organizado pelo Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande.

Bráulio é de Alto Santo (CE) e começou a palestra recitando a poesia “Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser!”, que exalta a paixão pelo Nordeste. Em seguida, ele falou sobre a importância da perseverança para se alcançar os objetivos. “É no aperreio que a gente realiza e vai se virando. O princípio básico para se pegar num microfone é a honestidade. Um sonho implica em metas que têm que ser cumpridas até se chegar à realização”, lembrou.

Ele contou para plateia como conseguiu realizar a sua sonhada festa de casamento, apesar da falta de recursos. Bráulio considera o momento mais empreendedor da sua vida porque ele conseguiu ser visionário, envolvente e criativo. “Eu não tinha condições de realizar nem a festa mais pobre do mundo dos casamentos, que dirá pagar por este sonho, meu e da minha esposa Camila. Mas vi a oportunidade, contei com as parcerias e criei algo que surpreendeu a todos”, contou.

O artista contou ainda como ele preparou a primeira palestra. Despreparado, ele aceitou o convite de um amigo. Bráulio usou a ousadia do nordestino para enfrentar um obstáculo. “Aprendi com pessoas inteligentes que a pose é importante no mundo dos negócios. Se você não é ainda o profissional completo que uma situação exige, tem que ser ousado. Meu amigo me pediu uma palestra de uma hora e meia e eu disse que a minha palestra durava duas horas, mesmo sem ter preparo, apenas a vontade de fazer”, lembrou.

Outra dica que o palestrante passou foi diferenciar preço e valor. “Preço é o que se paga por um produto ou serviço. Valor é o que o levamos para a vida.”, disse. Como empreendedor social virtual, Bráulio ainda mostrou como ele ficou conhecido, através das redes sociais. Ele foi um dos jovens da pequena cidade onde nasceu que sabia utilizar a informática e a internet. Com isso, criou a página “Nação Nordestina”, atualmente com mais de um milhão de curtidas.

“Eu passei muito tempo no meu primeiro emprego, acomodado. Depois que criei a página e com as dificuldades e cerceamentos no trabalho para usar a internet, criei coragem e saí, fui fazer consertos de computadores como autônomo. Daí por diante, pude colocar internet em casa e me dedicar ao comercial da página, que me deu visibilidade. Por causa disso, recebi um convite para entregar um troféu ao jogador alemão Mario Götze durante a copa de 2010. Saí no Globo Esporte nacional e fui entrando em outros programas”, comentou.

Atualmente, como empreendedor social, Bráulio continua administrando o site na internet, mas já criou o Poesia com Rapadura, quadro semanal do programa Encontro com Fátima Bernardes, na rede Globo. Ele disse que pretende continuar investindo na área e que espera propagar ainda mais a cultura nordestina autêntica através da TV e nas redes sociais.