logo paraiba total
logo paraiba total

Agricultoras da Paraíba participam de curso sobre manipulação de alimentos

31 de março de 2017

A programação de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvida pelo Governo do Estado junto às famílias de agricultores por meio da Emater, empresa de extensão rural integrante da Gestão Unificada, numa ação associada com todos os seus escritórios e parceiros, teve continuidade nesta semana na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, próximo à Campina Grande. O curso teve a participação de 25 mulheres, algumas das quais integrantes da Cooperativa da Agricultura Alternativa Familiar do Agreste da Borborema.

O treinamento com base nas atividades de transformação e aproveitamento de alimentos com produtos da agricultura familiar é uma oportunidade que as mulheres têm para melhorar seus conhecimentos sobre o preparo de alimentos e, com isso possibilitar aumento da renda familiar.

Esta capacitação fez parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher que a Gestão Unificada comemora durante o mês de março com uma programação diversificada de atividades. Na ocasião, receberam orientações sobre preparação e manuseio de geléias, licores, doces, compotas, bolos, cocadas, entre outros itens derivados de frutas, ministrado pelas assessoras estaduais Jacileide Vieira Andrade e Tereza Cristina, ambas do Núcleo de Extensão Social – Nueso.

Os objetivos são orientar e despertar as famílias para a geração de emprego e renda na fabricação e comercialização dos produtos preparados com frutas existentes na região, de modo a incluir mulheres e jovens no mercado de trabalho. Também formar multiplicadores em educação alimentar e nutricional.

Estiveram presentes no ato de encerramento, que aconteceu no salão paroquial, várias autoridades municipais, como o secretário da Agricultura Robson Pereira, padre Antoniel Batista dos Santos, administrador paroquial, o coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins e os extensionistas Cícero Cordão, Josué Vitorino e Paula Francinete.