logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 5 dicas para não perder o controle das finanças nos feriados prolongados de abril

7 de abril de 2017

Nesse ano não tem faltado feriados prolongados, para alegria de todos. O mês de abril é um dos campeões nesse quesito, com a Páscoa e Tiradentes. Com viagens, passeios e comilança, é fácil perder o controle das finanças e acabar o mês no vermelho – então, o que era para ser um descanso acaba virando mais um motivo de preocupação. Para não cair nessa cilada, você pode tomar alguns cuidados, que listamos a seguir.

1. Monte um orçamento

Planejamento financeiro é a chave para não perder o controle. Primeiro, estabeleça um teto de gastos realista para cada feriado. Depois, vá anotando todas as despesas. “Assim, você saberá exatamente o quanto gastou, o quanto ainda pode gastar e não perderá o controle de jeito nenhum”, explica Carol Ruhman Sandler, fundadora do Finanças Femininas.

2. Não viaje de última hora

Se você não se planejou para sair da cidade com antecedência, nada de querer encarar a estrada em cima da hora. Além de arcar com passagens e hospedagem com o preço lá em cima, a falta de planejamento fará você gastar sem ter certeza se realmente pode e sem saber quais serão as consequências desta despesa no orçamento dos próximos meses.

3. Aposte em passeios baratos

Viajando ou não, é importante encontrar atividades que caibam no bolso – ou, melhor, sejam gratuitas. Banque a turista, mesmo que você esteja em sua própria cidade. Informe-se sobre a programação do local que estiver, explore pontos turísticos e caminhe sem pressa.

4. Pegue leve nos presentes

Quem tem muitas crianças na família sabe que a pressão é grande para encher todas elas de ovos de Páscoa. Contudo, essa brincadeira pode sair bem cara. Aqui no Finanças Femininas fizemos uma lista de delícias que podem substituir essa iguaria para você deixar a criançada e seu bolso felizes – clique aqui e veja.

5. Reúna a família de um jeito econômico

Assim como distribuir ovos de Páscoa, bancar um bacalhau para satisfazer a todos também pode ser salgado. Escolha um cardápio mais em conta, opte por um peixe mais barato e peça para os convidados trazerem algum prato para colaborar – você encontra outras dicas para economizar no almoço de Páscoa aqui. Outra ideia fácil de ser executada é um piquenique em um parque, para aproveitar a família, um ambiente delicioso e comidinhas sem gastar muito.