logo paraiba total
logo paraiba total

Integração Nacional garante água da transposição em Boqueirão na quarta-feira (12)

10 de abril de 2017

As águas da transposição chegarão ao Açude Epitácio Pessoa, popularmente conhecido por Boqueirão, 12 dias antes do previso. Esta foi a garantia dada pelo ministro da Integração Nacional Helder Barbalho aos parlamentares aliados no sábado (8). Ele ligou para deputados e senadores durante a manhã para dar garantias de que a água estaria a pouco mais de 30 quilômetros do manancial e que a chegada deveria ocorrer na quarta-feira (12). O volume, no entanto, tende a ser pequeno, por causa da irregularidade no fornecimento do produto desde que as motobombas cedidas pelo governo de São Paulo entraram em funcionamento.

Os problemas no envio da água ocorreram por causa da quebra de uma das duas bombas. Cada uma tem capacidade de fornecimento de 4,5 metros cúbicos por segundo de água. Com isso, enquanto o primeiro conjunto estava quebrado, apenas entre 1,8 e 2,2 metros cúbicos de água estavam chegando ao Estado. Isso por conta do enchimento dos mananciais existentes no caminho entre Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Só na semana passada as duas passaram a enviar os 9 metros cúbicos de água esperados inicialmente. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), um dos contactados pelo ministro, postou fotos nas redes sociais mostrando o avanço da água em direção a Boqueirão.

Campina Grande

Campina Grande e as outras 18 cidades do entorno vivem uma situação gravíssima no abastecimento de água, com três dias recebendo água e quatro sem uma gota nas torneiras. “Faltam apenas 38 km para a chegada das águas do São Francisco no Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Na quarta-feira estaremos lá, e você está convidado, para celebrarmos esse momento histórico”, postou Cássio no Facebook. Pelas redes sociais também, os senadores José Maranhão e Raimundo Lira, ambos do PMDB, além do deputado Veneziano Vital do Rêgo, comemoraram a chegada das águas prometidas para esta semana.