logo paraiba total
logo paraiba total

Recenseadores do IBGE vão visitar cerca de 170 mil estabelecimentos na Paraíba

18 de abril de 2017

Os recenseadores vão visitar cerca de 170 mil estabelecimentos agropecuários durante o Censo Agropecuário 2017, na Paraíba. A tarefa de visitar os 223 municípios do estado serão dos 506 agentes censitários que serão contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos 506 candidatos que serão selecionados para o cargo de agente censitário, ainda serão contratados na Paraíba três candidatos para a vaga de analista censitário, onze candidatos para agente censitário administrativo, doze vagas para agente censitário regional, e seis vagas para agente censitário de informática, 34 candidatos para o cargo de agente censitário municipal, 116 candidatos para agente censitário supervisor.

IBGE

Na última segunda-feira (10), foi publicado o primeiro edital do IBGE para preencher algumas das vagas necessárias para a execução do Censo Agropecuário. Neste primeiro edital a remuneração dos cargos pode chegar a R$ 4.000,00. E as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, exclusivamente pela intenet, no site da organizadora do certame.

A expectativa que o segundo edital seja publicado na próxima segunda-feira (24). As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro de 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.