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WalMart compra varejista de roupas e busca avanço nas vendas on-line

20 de abril de 2017

A proposta de aquisição feita pelo grupo Walmart para varejista de roupas Bonobos marca o movimento mais recente da companhia norte-americana para tentar recuperar o espaço perdido para a Amazon.com e outras empresas no mundo em rápido crescimento da moda online, dizem analistas e consultores do varejo.

Se o Walmart tiver sucesso, a estratégia do maior grupo varejista do mundo no setor de moda também pode aumentar o acesso da marca por jovens, consumidores que em geral não compram no Walmart.com. Um acordo com a Bonobos pode marcar a quarta aquisição do Walmart de pequenas marcas de roupas e acessórios online, desde o começo deste ano.

As aquisições estão dentro da estratégia online liderada por Marc Lore, fundador da varejista online Jet.com. O executivo assumiu os negócios de comércio eletrônico do Walmart em agosto, depois que a companhia norte-americana comprou a Jet por US$ 3,3 bilhões.

O Walmart teve vendas em 2016 de mais de US$ 23 bilhões, segundo a consultoria Fung Global Retail & Technology. Mas apesar do gigantismo no varejo físico, a companhia não conseguiu replicar esse sucesso no mercado online.

As vendas de comércio eletrônico do Walmart representam 3% do faturamento da empresa, segundo a própria companhia. No segundo semestre deste ano, o objetivo é crescimento da receita online de 20% a 30%.

Na busca pelas vendas online, o Walmart também tenta conter a perda de mercado para a Amazon no competitivo segmento. A Amazon é líder no mercado online de vestuário e calçados, com vendas de US$ 13 bilhões em 2016, alta de US$ 9 bilhões ante a cinco anos atrás. A meta é elevar a participação no mercado norte-americano de vestuário até 2022, segundo dados das empresas de pesquisa de mercado Euromonitor e Forrester.