logo paraiba total
logo paraiba total

Mulheres representam 68,6% dos novos investidores no Tesouro Direto

26 de abril de 2017

Sempre defendemos como o Tesouro Direto é uma ótima opção para quem está começando a investir. Felizmente, cada vez mais mulheres estão descobrindo isso. Dados divulgados pelo Ministério da Fazenda este mês mostram que, em março, as mulheres representaram 68,6% dos novos investidores cadastrados no programa, o maior percentual da série histórica.

Para que se tenha ideia, no mês anterior, o ingresso de mulheres no programa representou 31,9% dos cadastros. Essa é a maior participação feminina da história do programa – e parte da conquista se deve à intensa campanha que o Tesouro Direto realizou na semana de 8 de março para atrair a mulherada.

O incremento é importante para aumentar a representatividade feminina nesse tipo de investimento que vem ganhando popularidade: em dezembro de 2016, cerca de 24% dos investidores no Tesouro Direto eram mulheres. Agora, nossa participação atingiu a marca de 25,2% do total de investidores.

Tesouro Direto para todos

Os novos números indicam que o Tesouro Direto vem se popularizando de maneira constante. Em março, ele atingiu 1.321.811 participantes inscritos – aqueles que se cadastraram, mas não necessariamente fazem investimentos com frequência –, representando um aumento de 86,5% nos últimos 12 meses. Já o número de investidores ativos – que, de fato, aplicam com regularidade – bateu 461.535, um aumento de 68,3% no mesmo período.

Segundo o levantamento do Ministério da Fazenda, os títulos ligados à Selic foram os preferidos, cuja participação no volume total de aplicações atingiu 43,5%. Em segundo lugar no ranking estão os indexados ao IPCA, que corresponderam a 39,9% do total e, em terceiro lugar, os prefixados, com 16,6%.

A pesquisa também indica que as pessoas estão pensando no longo prazo. As aplicações em títulos com prazo entre 5 e 10 anos representaram 81,9%, enquanto aquelas com prazo entre 1 e 5 anos, 4% do total. Os vencimentos acima de 10 anos ficam com 14,1% – lembrando que o Tesouro Direto se mostra como uma ótima alternativa para quem deseja poupar dinheiro para a aposentadoria.

Para conferir o balanço completo do Ministério da Fazenda, clique aqui.