logo paraiba total
logo paraiba total

Bancos fecham e comércio tem horário de funcionamento diferenciado no feriado de 1º de maio

28 de abril de 2017

O feriado nacional do Dia do Trabalhador, que acontece nesta segunda-feira (01), resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades nas repartições públicas municipais, estaduais e federais e instituições financeiras em todo o país. Porém, na capital paraibana, será parcialmente normal o funcionamento do comércio central, dos shoppings e supermercados da cidade.

Então, para quem é funcionário público e que não terá expediente de trabalho na data, será uma ótima oportunidade para antecipar as compras do Dia das Mães, já que o comércio de João Pessoa deve abrir quase que normalmente suas lojas.

Segundo os Sindicatos dos Lojistas e Comerciários da cidade, não há nenhum impedimento para abertura dos estabelecimentos comerciais, devido à proximidade do Dia das Mães, o que leva ao aquecimento das vendas. Portanto, pode-se optar por abrir os estabelecimentos desde que seja pago aos funcionários o equivalente a um dia de trabalho (R$ 50,00) e um dia de folga, até 15 dias após o feriado trabalhado.

Contudo, fica também um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às contas que vencem nesta data e ao horário especial dos trens urbanos para não serem prejudicados. Isso porque, segundo o informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente nos estabelecimentos bancários que se encerrou na quinta-feira (27), devido à paralisação geral dos trabalhadores contra às reformas Trabalhistas e Previdenciária, só retorna normalmente na próxima terça-feira (02).

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Trabalhador:

Bancos – As agências estarão fechadas no feriado. Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 01, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na próxima terça-feira (02) sem acréscimo de multa.

Shoppings – Abrem em horários diferenciados, mas em geral das 10h às 22h.

Lojas do Centro – Abrem praticamente em horário normal, das 8h às 18h.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento é facultativo. A expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas normalmente. Os Mercados Públicos da capital paraibana fecham.

Correios – Além dos trabalhadores já estarem em greve por tempo indeterminado, fecharão no feriado todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros.

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais estarão fechados.

Transportes – Redução de frota dos ônibus e viagens, como ocorre normalmente nos fins de semana. A balsa que faz a travessia de Cabedelo à Costinha, no Dia do Trabalhador tem funcionamento normal, das 6h às 19h30. Já os trens urbanos param no feriado e retornam suas atividades normalmente no dia 02.