logo paraiba total
logo paraiba total

Campina Grande vai sediar o 1º Seminário do Segmento de Vidro no Estado

2 de maio de 2017

Empresários do segmento de vidros de Campina Grande e região participam, na próxima terça-feira (9), do 1º Seminário do Segmento de Vidro (I Encovidros), a partir das 19h, no restaurante Boi e Brasa, no Centro. O evento faz parte do projeto da Indústria da Construção Civil do Sebrae Paraíba que promove ações para integrar os negócios inseridos na cadeia produtiva do setor, além de impulsionar e melhorar a gestão dos empreendimentos. De acordo com dados da Receita Federal, a Paraíba conta com mais de 500 empresas que atuam em atividades relacionadas à fabricação de vidros.

A analista técnica do Sebrae em Campina Grande, Ingridt Millenna Miranda, disse que o seminário vai promover importantes debates sobre o segmento. “O evento vai discutir temas relevantes, como as perspectivas e oportunidades do mercado, além de oferecer informações sobre acesso a crédito. Os empresários desta área não podem perder esta oportunidade de se integrar a uma cadeia produtiva e avançar nos negócios”, destacou.

Poderão participar do evento estudantes, profissionais e empreendedores que têm interesse em abrir o próprio negócio ou que já têm empreendimentos, mas precisam ampliar as oportunidades. “Contamos com a presença de todos os interessados, os que já são parte do grupo atendido pelo Sebrae e quem mais tem interesse em participar do projeto”, disse.  O investimento para a capacitação é de R$ 30. Os interessados podem se inscrever por telefone (83) 2101-0100 ou e-mail ingridt.miranda@sebraepb.com.br.

Ingridt explicou que o projeto da Indústria da Construção Civil terá dois anos de duração, com aporte financeiro de R$ 275 mil para atender até 100 empresas da cadeia produtiva de móveis planejados, movelaria e vidros de 38 cidades da região do Agreste. O grupo já realizou uma primeira viagem para a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA), no final de março, em Bento Gonçalves (RS) e promoveu um evento para o segmento de móveis projetados em abril, em Campina Grande.

De 15 a 18 de maio, o projeto vai realizar o curso de “Gestão básica para marcenaria”. A capacitação vai orientar os participantes a melhorar a gestão nas compras, vendas, planejamento e gestão financeira. Tanto as inscrições para este curso quanto para o grupo ou eventos do grupo da Construção Civil podem ser feitas pelo Sebrae nos telefones (83) 2101-0150 ou 2101-0117 e agendar uma visita ao empreendimento.

Setor – O mercado de vidros planos no Brasil tem atualmente nove linhas de produção de vidro float e dois fabricantes de vidro impresso. A capacidade nominal é de 6.950 toneladas de vidro plano por dia, advindos de quase 500 indústrias de processamento de vidros. A participação por produto em 2015 deste mercado é de 42,7% de automotivo comum e outros, 34,9% de Temperado, entre outros, conforme a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), publicação 524 de agosto de 2016 da revista O Vidroplano.