logo paraiba total
logo paraiba total

Sexta Vara do Trabalho será instalada nesta segunda-feira (8)

8 de maio de 2017

Está marcada para a próxima segunda-feira (8) a instalação da 6ª Vara do Trabalho de Campina Grande, que vai funcionar no prédio do Fórum Irineu Jofilly, onde estão as demais unidades da Justiça do Trabalho na cidade. O desembargador Eduardo Sergio de Almeida, presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), fará a instalação da VT.

Atualmente Campina Grande tem cinco Varas do Trabalho, onde tramitam, em média, 2 mil processos por unidade. “Com a nova Vara, vamos incrementar 20% na produtividade jurisdicional. É um grande avanço, que vai promover a equalização do trabalho e descongestionar um pouco as outras unidades. Representa ganho real para os advogados e para as partes nos processos”, disse o desembargador Eduardo Sergio.

Vara do Trabalho foi transferida

No mês passado, em sessão administrativa, os desembargadores do TRT13 decidiram pela transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande. A decisão decorreu de estudos realizados pela Comissão de Revisão de Jurisdição das Varas do Trabalho da 13ª Região (Comrejuris), que, após análises estatísticas e reuniões nas quais foram discutidos aspectos jurídicos e fáticos relvantes, concluiu por recomendar a transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande, considerando, principalmente, o relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a movimentação processual na unidade jurisdicional.

Posto Avançado

O presidente do TRT reafirmou o compromisso de manter a presença da Justiça do Trabalho em Monteiro, com um posto avançado, vinculado administrativamente à diretoria do Fórum Irineu Joffily. “Reafirmo que nenhum jurisdicionado ou advogado da região de Monteiro terá qualquer prejuízo. A resolução estabelece, inclusive, que no ajuizamento de uma ação trabalhista, a parte autora, de um dos municípios abrangidos pela jurisdição da Vara de Monteiro, na petição inicial, poderá escolher ter a audiência realizada na sede do posto avançado ou na Vara do Trabalho de Campina Grande, para onde tenha sido distribuição a ação”, disse.