logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 5 jogos de tabuleiro para ter sucesso no seu negócio

8 de maio de 2017

Com o advento da tecnologia, empreendedores e gamers, compartilham as suas experiências com jogos de tabuleiro por meio das redes sociais e demais plataformas. Os números de canais no Youtube e grupos de Facebook de pessoas que contam, filmam ou narram o que acharam e a forma como esses jogos impactam suas vidas além do aspecto social, só cresce. Há muitas pessoas inclusive que vivem apenas de administrar esses canais/ portais.

Na era tecnológica voltar os olhos para ferramentas analógicas para auxiliar no desenvolvimento de pessoas ajuda gestores e empreendedores a conhecer melhor sua empresa, seus colaboradores e a forma como estes interagem com seu público alvo, produto e valores do negócio! Diante disso, o CEO da ABlab, startup de marketing digital, Paulo Fernandes, e o Diretor de Inovação, Ricardo Martins, listam abaixo 5 jogos que ajudarão o empreendedor na condução dos seus negócios independente do nicho. Ambos têm experiência de aproximadamente 10 anos com jogos de tabuleiro e utilizam mais de 100 jogos na startup para despertar habilidades dos colaboradores e gestores.

1. Star Wars Destiny

Um jogo que desperta a capacidade analítica e raciocínio lógico. Star Wars Destiny não exige dos jogadores um conhecimento profundo da saga, mas para avançar no game é importante ter algum conhecimento sobre a saga de Vader e Skywalker. O game pode ajudar o gestor na tomada de decisão rápida, pois aguça a elaboração de estratégias em tempo real à medida que as jogadas acontecem.

2. Blood Rage

Não é só a beleza do tabuleiro de Blood Rage que encanta. Esse game exige controle e estratégia do jogador não só para combater os líderes Vikings inimigos na alocação de soldados e recursos. É um jogo excelente para estimular o gestor a pensar sobre como utilizar as ferramentas disponíveis com eficiência, e identificar se os seus funcionários estão nas áreas corretas e cumprindo funções que deveriam. Muitas vezes um colaborador pode ter uma formação acadêmica em uma determinada área, mas ter aptidão para outra função. Esse game pode ajudar o gestor justamente nessa percepção.

3.Captain Sonar

Esse board game além de ser um dos mais lúdicos traz um dos itens mais importante para o sucesso de um negócio: O trabalho em equipe! Ambientado em uma batalha fictícia entre dois submarinos, o Capitão com auxílio do primeiro imediato e outros membros da equipe não conseguem obter êxito se não dividir as responsabilidades das ações no jogo. Ideal para jogar com os colaboradores e despertar esse espírito de união e sinergia para as atividades do dia a dia.

4. Onitama

Aparentemente simples mas extremamente complexo e estratégico, Onitama coloca os jogadores no papel de monges movendo seus iniciados em um tabuleiro, tentando garantir uma posição de vantagem sobre seu adversário. Exige análise preditiva e muita lógica. O jogo pode ser bom tanto para os gestores quanto colaboradores, pois evidencia a importância da tomada de decisões rápidas e racionais, além de despertar consciência de risco.

5. Coup

O último card game e não menos importante que os demais é rápido e que exige capacidade de leitura de sinais de seus oponentes para identificar se os mesmos estão falando a verdade ou não sobre seus personagens. Estimula a dinâmica de grupo, pois só pode ser jogado de três a dez participantes. Ideal para chamar grupo de funcionários de diferentes áreas para identificar habilidades.