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Confira 10 dicas para fazer seu marketing pessoal

13 de maio de 2017

Em tempos em que os profissionais têm cada vez mais concorrência e precisam encontrar novos caminhos para se destacarem nas empresas e frente aos colegas de profissão, o marketing pessoal ganha mais força. No entanto, poucas pessoas sabem por onde começar e como construir essa identidade.

Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, orienta que a técnica é indispensável, mas é necessário saber seu público. “O marketing pessoal é determinante para qualquer pessoa alcançar o sucesso profissional. Com quem você está falando vai determinar como se portar e quais características podem chamar mais atenção”. Para ajudar quem está começando a estruturar esta técnica, Villela elencou 10 dicas práticas. Confira:

Estipule metas e tenha um plano de ação – Ao saber muito bem aonde pretende chegar, você construirá o seu marketing pessoal de forma mais estratégica e consciente. Defina seu propósito e metas e planeje sua carreira elaborando um plano de ação.

Determine os seus diferenciais – O mercado está cada vez mais competitivo. Então, como se destacar entre milhares de profissionais tão, ou mais, experientes e qualificados que você? Desenvolva diferenciais fortes, relevantes e exclusivos. Liste os seus e trabalhe seu marketing com base neles.

Defina seu público-alvo – Que perfil você almeja cativar? Que tipo de pessoa, em quais cargos, com atuação em quais empresas? Para Villela, é essencial definir a “persona” da sua marca pessoa. Ou seja, ter em mente quem é exatamente o seu público-alvo.

Comunique-se de forma eficaz – Com metas, diferenciais e público definidos, o próximo passo é trabalhar o poder de comunicação. O tom e o ritmo da voz, os gestos, o vocabulário, gírias e jargões dizem muito sobre você. Ter consciência de como usá-los é fundamental para sua imagem profissional.

Tenha postura profissional – Se você estiver investindo em uma marca pessoal voltada à sua carreira, tenha sempre uma postura profissional independentemente da situação, pois a qualquer momento você poderá se deparar com alguém conhecido ou um cliente potencial. O que muda é o nível de formalidade indicado para cada situação.

Cuide de sua imagem visual – Não adianta se comunicar como um vendedor e manter uma postura profissional exemplar se sua imagem não for coerente com seu comportamento e qualificações. Cuide do seu corpo, de sua saúde, de sua aparência e vista-se de acordo com o mercado em que você atua.

Tenha um cartão de visita – no bolso ou na web – Você pode se deparar com um cliente potencial quando menos esperar. Tenha sempre em mãos um cartão de visita bem estruturado, mas não deixe também de marcar presença no mundo digital. Se preciso, crie o seu site ou um blog, e fortaleça sua imagem nas redes sociais.

Seja positivo – A positividade é importante por conta de dois aspectos: para você manter o foco em suas metas e para cativar as pessoas. Ao tratar as pessoas de forma positiva você construirá relacionamentos saudáveis e frutíferos, inerentes ao seu sucesso.

Seja ético – Para sustentar seu sucesso é indispensável ter ética e agir de acordo com ela. Existem casos de marcas que atuam de forma desonesta e atingem o sucesso, mas que, ao serem desmascaradas, têm seu reinado afundado. Não cometa esse erro.

Esteja em constante desenvolvimento – O desenvolvimento constante de suas forças é a chave para seu sucesso. Para ter uma marca pessoal bem-sucedida, torne-se referência em algo e desenvolva as competências necessárias para deixar seu legado, sempre acompanhando as tendências do mundo.