59% dos brasileiros diminuem consumo de carne após Operação Carne Fraca
24 de maio de 2017
A dunnhumby, consultoria britânica em ciência do consumidor, acaba de realizar pesquisa nacional sobre o impacto da Operação Carne Fraca nos hábitos de consumo do brasileiro e na imagem das empresas envolvidas.
Entre os dados identificados pelo estudo estão que, dentre os entrevistados, 97% tinham ouvido falar da operação, e 64% tiveram suas decisões de compra e consumo de carnes e derivados influenciadas pelas notícias. Destes, 57% diminuíram a compra/consumo carnes e derivados (in natura, congelados, embutidos e frios).
As mudanças se refletiram principalmente no consumo de carne bovina e no consumo de embutidos, como vemos abaixo:
– 59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.
– 49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.
– 43% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.
– 51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.
– 57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.
– 57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.
– 24% trocaram as marcas de carne e derivados que compra/consome
– 10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados
Outro impacto no comportamento do consumidor tem a ver com a cautela ao comprar produtos animais. Abaixo podemos ver que uma boa parte dos brasileiros pretende prestar mais atenção na hora de consumir.
– 39% ficarão mais atentos(as) ao rótulo dos produtos
– 34% vão pesquisar a idoneidade das marcas
– 27% vão procurar pelo selo de qualidade do produto
– 23% vão procurar saber o processo de fabricação dos produtos