logo paraiba total
logo paraiba total

59% dos brasileiros diminuem consumo de carne após Operação Carne Fraca

24 de maio de 2017

A dunnhumby, consultoria britânica em ciência do consumidor, acaba de realizar pesquisa nacional sobre o impacto da Operação Carne Fraca nos hábitos de consumo do brasileiro e na imagem das empresas envolvidas.

Entre os dados identificados pelo estudo estão que, dentre os entrevistados, 97% tinham ouvido falar da operação, e 64% tiveram suas decisões de compra e consumo  de carnes e derivados influenciadas pelas notícias. Destes, 57% diminuíram a compra/consumo carnes e derivados  (in natura, congelados, embutidos e  frios).

As mudanças se refletiram principalmente no consumo de carne bovina e no consumo de embutidos, como vemos abaixo:

– 59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.

– 49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.

– 43% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.

– 51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.

– 57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.

– 57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.

– 24% trocaram as marcas  de carne e derivados que compra/consome

– 10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados 

Outro impacto no comportamento do consumidor tem a ver com a cautela ao comprar produtos animais. Abaixo podemos ver que uma boa parte dos brasileiros pretende prestar mais atenção na hora de consumir.

– 39% ficarão mais atentos(as) ao rótulo dos produtos

– 34% vão pesquisar a idoneidade das marcas

– 27% vão procurar pelo selo de qualidade do produto

– 23% vão procurar saber o processo de fabricação dos  produtos