logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae realiza oficinas sobre bovinocultura leiteira e avicultura caipira na Expapi

24 de maio de 2017

Empreendedores da área do agronegócios terão a oportunidade de participar de uma série de capacitações oferecidas no Espaço Empreendedor Rural a partir desta quinta-feira (25) até sábado (27) durante a 50ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), uma das mais tradicionais feiras de animais do Nordeste brasileiro. Na área, que é organizada pelo Sebrae, serão oferecidas, gratuitamente, três oficinas sobre bovinocultura leiteira e três sobre avicultura caipira.

O gestor do projeto Sertão Empreendedor do Sebrae, João Bosco da Silva, disse que as capacitações são sobre o Sistema de plantio de palma, Técnica de conservação de forragem Práticas de ordenha, Minhocário e Larvário, Chocadeira Alternativa e Principais doenças em aves caipiras.  “São oficinas práticas, onde o produtor terá a oportunidade de executar o aprendizado na sua propriedade”, explicou, acrescentando que o espaço vai apresentar diversas ações que o Sebrae promove na área do agronegócios, como o projeto Sertão Empreendedor, e do turismo rural.

“Teremos uma diversidade de produtos do Sebrae para que tanto os produtores quanto os visitantes possam saber o que há na área rural de incentivos aplicados pelo Sebrae e outros órgãos. A Casa de Cumpade, o Campina Hostel, o Hotel Criativo e o Garden Hotel Resort irão mostrar seus atrativos do turismo rural e serviços de hospedagens”, disse. A Rota Cariri Cultural, criada pelo Sebrae em Monteiro, no Cariri, também será apresentada ao público como um produto do turismo rural.

De acordo com João Bosco, o Espaço Empreendedor Rural apresentará ainda os produtos e serviços de parceiros como a Peasa, Senar e Siscoob, além do projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) Cariri Oriental. A Expapi tem o objetivo de gerar volume de negócios para o setor agropecuário, comercializar animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias.

“Campina sempre é palco de grandes exposições e, apesar das dificuldades, esta edição não será diferente. Nós já fizemos duas grandes edições em João Pessoa e os produtores e parceiros estão engajados para realizar grandes negócios na Borborema”, disse o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro.

A Feira é realizada pela Sedap, com a Sociedade Rural da Paraíba, e conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Sebrae Paraíba, além das associações Paraibana dos Criadores de  Caprinos e Ovinos (Apacco), Paraibana dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Org Cooperativas do Brasil (OCB), e Kennel Clube PB. 

Serviço

Evento: Espaço Empreendedor Rural na 50ª Expapi

Data: Quinta-feira (25) ao sábado (27)

Local: Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, Ligeiro, Campina Grande-PB

Programação oficinas

Quinta (25), Sexta (26) e Sábado (27)

10h às 12h: Sistema de plantio de palma / Técnica de conservação de forragem Práticas de ordenha / Minhocário e Larvário / Chocadeira Alternativa / Principais doenças em aves caipiras;

14h às 16h: Sistema de plantio de palma / Técnica de conservação de forragem / Práticas de ordenha / Minhocário e Larvário / Chocadeira Alternativa / Principais doenças em aves caipiras.