logo paraiba total
logo paraiba total

João Pessoa ganha novo roteiro cultura

25 de maio de 2017

Foi lançada nessa quarta-feira (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, a Rota dos Ateliês como o mais novo produto voltado para a economia criativa na Paraíba. O evento integra a programação do 33º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio, Bens, Serviços de Turismo, que será realizado até sexta-feira (26). Durante os dois dias, artistas plásticos que participam da Rota estarão expondo os seus trabalhos e poderão manter contato com o público. 

A Rota dos Ateliês reúne um grupo de 12 artistas plásticos e duas galerias de artes, que estarão apresentando as suas obras nos seus ambientes de trabalho, oportunidade em que poderão interagir com o público e comercializar as peças. 

As visitas deverão ser agendadas. O conceito da Rota, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba – fomentador do projeto -, é oferecer um novo diferencial aos turistas, em especial, para aqueles que buscam conhecer a cultura por meio de obras de arte, sua história, e os artistas que produzem os trabalhos. “A Rota dos Ateliês vem para agregar valor à oferta turística de João Pessoa, pois o turismo cultural atrai pessoas com sensibilidade e que estão dispostas a pagar mais por algo exclusivo e ligado às artes”, disse o gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, no discurso de lançamento. 

Para o secretário adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Parente, o novo roteiro é de suma importância para atender a carência que a cidade tinha para mostrar as obras de artes e seus artistas. “É também um processo da economia criativa que a prefeitura vem apoiando e desenvolvendo, além de abrir o leque de opções de roteiros fora o sol e mar”, aponta o secretário. “A população, inclusive da cidade, não conhece a maioria desses artistas e nem os seus ateliês e galerias, e a Rota começa a mostrar a riqueza de nossa cultura e os atores que participam dela”, afirma Graco Parente. 

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, aposta no sucesso da Rota dos Ateliês como um novo diferencial de atração para os turistas. Segundo a dirigente, os destinos, pela forte concorrência, precisam buscar diferenciais, pois todos vivem de diferenciais. “Tenho certeza de que a Rota será um grande sucesso”. Fazem parte do roteiro os ateliês e galerias dos artistas plásticos Clóvis Junior, Tito Lobo, Chico Ferreira, Miguel dos Santos, Francisco Dantas, Mirabeau Menezes, Virginia Dantas, Baba Santana, Jurandir Maciel, Guariguazi de Lima Tavares, Elioenai Gomes, Rodrigues Lima, Jonas Lourenço e Jô Cortez, com a Galeria Louro e Canela e Roseli de Carvalho Garcia, com a Galeria Gamela.

Programação

Quinta-feira (25)

8h às 10h      Guariguazi

10h às 12h    Rodrigues Lima

12h às 14h    Elioenai

14h às 16h    Maciel

16h às 18h    Tito Lobo

Sexta-feira (26)

8h às 10h      Guariguazi    

10h às 12h    Roseli Garcia    

12h às 14h    Sandro Sebrae    

14h às 16h    Jonas Lourenço

16h às 18h    Regina Amorim Fábio Cardoso – Fotos: Beth Ribeiro