logo paraiba total
logo paraiba total

Veja como tirar o máximo de suas férias e voltar renovado

5 de junho de 2017

Descansar é importante e nos ajuda a recuperar energias. Uma vez que não estamos trabalhamos, conseguimos focar em esforços para nos renovarmos internamente, para construir momentos sem o estresse do dia a dia dos escritórios. Mas como planejar bem as férias para que elas, de fato, tragam esse retorno? Artigo publicado na Fast Company trouxe dicas de três especialistas em comportamento, trabalho e psicologia. Confira:

Desligue-se!

Todos os especialistas foram objetivos em um ponto: para conseguir se renovar é preciso saber se desligar. “É o mais importante”, diz Mina Westman professora de comportamento da Universidade de Tel Aviv (Israel). Desligar-se significa não apenas não ver emails, mas não deixar o trabalho povoar a mente, afastar preocupações e receios que perpassam quando nós estamos fora da empresa. Para quem desempenha funções extremamente ligadas ao espaço de trabalho, o simples fato de não ir à empresa pode ajudar. O problema é para muitas pessoas, isto é algo difícil de fazer. Em uma era hiperconectada, com colegas acessíveis com uma simples mensagem pelo WhatsApp, é uma tentação não dar aquela espiada nos grupos ou procurar saber o que está ocorrendo na empresa. O problema é que verificar essas mensagens ou solicitar informações poderá trazer problemas inesperados e se tornar uma fonte de estresse totalmente desnecessária.

Sabine Sonnentag, professora de psicologia organizacional da Universidade de Mannheim, na Alemanha, diz que o desligamento mental é crucial. Ela, porém, entende o quanto isso é difícil e diz que a solução de simplesmente não abrir emails e ignorar pessoas de trabalho pode não funcionar para todo mundo. “Se é melhor para você checar o email uma vez ao dia, para ficar mais tranquilo e não se martirizar nas próximas horas, faça isso”, diz. Ela contudo enfatiza que, se esta for sua escolha, é preciso tomar cuidado para notar quanto tempo você está gastando com “tarefas que seriam do trabalho”.

Relaxe – do jeito que preferir

Pode parecer senso comum, mas no momento de planejar as férias, as pessoas esquecem de reservar tempo para simplesmente relaxar. Colocam ali diversas obrigações a serem realizadas: visitar a família, sair com amigos, ajudar um parente. Mas a dica importante dos especialistas é: não sacrifique suas férias em nome dos outros. Pense em relaxar. E isso significa, por exemplo, fazer exercícios. “Exercícios físicos podem ser muito benéficos em sua recuperação”, diz Sabine.

Aperfeiçoe-se em um hobby

Um dos modos de se renovar durante as férias é colocar mais esforços em um hobby ou atividade que você está praticando, meio sem tempo, meio sem jeito, há algum tempo. Tente ficar craque nele. Charlotte Fritz, professora de psicologia organizacional da Portland State University escreveu em uma pesquisa que “se engajar em experiências que envolvam aprendizado ou extensão do conhecimento amplia os horizontes de alguém”. Que seja pintura ou jiu-jitsu, tocar um instrumento, aprender outra língua.

Para ter a eficácia esperada, é preciso que você foque em realizar atividades que não demandem as mesmas habilidades exigidas no ambiente de trabalho. Se você precisa ser criativo no trabalho, procure quem sabe por algo mais metódico e lógico. Isso lhe ajudará a pensar fora da caixa.

O que não fazer nas férias

A dica de Fritz é, acima de tudo, não pensar em aspectos negativos de seu trabalho durante as férias. Se você focar muito em rever tudo que está errado, provavelmente você pode voltar ainda mais cansado, com mais reclamações e baixo desempenho. Isso inclui também não deixar que aspectos negativos ao seu redor, como reclamações pontuais de sua família, o tomem por completo. Tente estar em lugares ou situações nas quais o clima dominante seja mais de alegria e menos frustração. Tente também mudar alguns hábitos. Se dirigir pela cidade é uma fonte de estresse para você, procure andar mais, pegar ônibus, metrô ou até uber e taxi.

O que seriam as férias ideais?

O que faz com que suas férias sejam realmente boas e revigorantes varia para cada pessoas, mas especialistas recomendam tentar tirá-las mais de uma vez ao ano. Isso porque se você teve um bom período de férias e voltou renovado e rejuvenescido, os efeitos positivos vão se reduzindo. Não duram para sempre, muito menos um ano. É bem possível que menos de um mês após retornar ao trabalho, você já esteja cansado de muitas coisas. Um estudo realizado por Mina Westman mostra que em três semanas os funcionários que retornam já recuperaram seus níveis de estresse e até burnout (exaustão) apresentados antes de sair de férias. Bem, então quanto mais períodos de férias, mais períodos para voltar renovado.