logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae formata roteiro turístico e cultural na cidade da Prata

20 de junho de 2017

Mais uma etapa da Rota Cariri Cultural está iniciando. Desta vez, na cidade da Prata, terra da gastronomia caprina e da cultura popular, sete pontos de visitação estão sendo formatados pelo projeto de Turismo do Sebrae. A partir de agosto, os visitantes da cidade poderão conhecer o Centro Vida Nordeste, Pedra do Letreiro, Pedra Comprida, Serra da Matarina, Centro Histórico da Prata, Fazenda São Paulo, com uma casa grande e a senzala, e o Sítio Areal.

“O objetivo desta Rota é gerar renda através da produção associada ao turismo, preservar a natureza através da consciência ecológica que o Turismo Rural implementa, desenvolver o Território através do turismo e estimular o sentimento de pertença para uma participação efetiva dos empreendedores e atores locais, na transformação do Território em destino turístico integrado. O projeto continuará, através do Desenvolvimento Territorial do Cariri, para alcançarmos mais cidades”, disse a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda.

De acordo com o consultor de Turismo do Sebrae em Monteiro, Ayron Kerlly, o próximo passo para a estruturação do roteiro é criar um grupo de condutores locais. “A cidade já recebe visitante o ano todo, devido à importância da geologia do lugar, da preservação que é mantida geração após geração e à infraestrutura que o local possui. Vamos ainda elaborar a sinalização turística, capacitar empreendedores e produzir um material promocional. Os dados e equipamentos serão postos no portal da Rota e redes sociais”, destacou.

O roteiro em Prata – A cidade possui um casario diferenciado no Centro. Tombadas pelo patrimônio histórico, as casas são bem preservadas e coloridas, enfeitando a volta pela pacata cidade. A praça principal é bem desenhada, arborizada e preservada até durante esses anos de seca. A zona rural da cidade é rica na natureza diversa, com milhares de aves, inclusive a rara águia Chilena, que habita algumas partes do Cariri. A flora é também abundante, com plantas exóticas como a afrodisíaca Cunhã.

Em um dos pontos da Rota, na casa do Areal, ocorreu uma verdadeira guerra entre as polícias da Paraíba e de Pernambuco para prender o bacharel Augusto Santa Cruz, em 1911, acusado de sequestrar, fazer reféns e outros crimes. Conforme os panfletos da cidade, o confronto ocorreu entre 120 capangas do “Doutor Sinhozinho do Areal” e 400 soldados. Esta casa foi incendiada ao final da batalha e queimou por 15 dias. Uma fortaleza, atualmente sítio histórico bem preservado, símbolo do coronelismo, fenômeno sociológico do Nordeste agrário com alguma predominância até os dias atuais.

A gastronomia do município é baseada na caprinocultura, como de toda cidade do Cariri. Na Prata, os cozinheiros mais criativos inventaram há muito tempo o Bode no Buraco. A carne de bode é cozida enterrada por carvões que a cobrem e ficam em volta da panela. Com cozimento de quase 12 horas, a carne fica no ponto e pode ser provada.

Outro momento interessante do roteiro é a visita à senzala da Fazenda São Paulo dos Dantas, um ícone de um passado de latifúndio escravo. A casa grande é em estilo arquitetônico dos Bandeirantes, do período das Entradas e Bandeiras, podendo ter de 300 a 400 anos, conforme o atual proprietário, o major Delmiro Dantas. Ele contou que o seu bisavô, Manoel Dantas Correia de Gois, comprou a casa de um escravocrata em 1864, mas não deu continuidade à escravidão, libertando os escravos restantes antes da Lei Áurea.

Sobre a Rota Cariri Cultural – O roteiro é histórico e ecológico, mostrando as riquezas da natureza e os hábitos das cidades do Cariri. Começou em 2015 pela cidade de Monteiro, que possui seis pontos turísticos no Assentamento Santa Catarina. Em seguida, a cidade do Congo entrou, com a Serra da Engabelada e o Paraíso da Serra, um complexo turístico que mostra uma das mais belas vistas da Paraíba, para o açude Condado. Foi a partir deste trabalho que alguns empreendimentos surgiram e atualmente estão em crescimento, como o Complexo Zabé da Loca, com restaurante Casa de Zabé, Memorial e a Loca para se visitar em Monteiro. Já na cidade do Congo, a pousada Paraíso da Serra hospeda, alimenta e conduz o turista por mais seis pontos de visitação. Para saber mais, acesse: http://rotacariricultural.com.br/