logo paraiba total
logo paraiba total

Sistema Nacional de Crédito Cooperativo realiza oficina em João Pessoa

26 de junho de 2017

João Pessoa recebe, nesta terça-feira (27), lideranças e dirigentes do cooperativismo brasileiro que vão participar da 2ª Oficina Regional do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O evento acontece das 9h às 18h, no auditório do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado Paraíba (OCB/PB). A oficina tem como objetivo debater sobre os desafios do cooperativismo de crédito brasileiro nos próximos cinco anos e as diretrizes estratégicas do SNCC.

Entre os participantes do evento estão o superintendente nacional do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Renato Nobile; o coordenador do Ramo Crédito da OCB, Thiago Borba Abrantes; o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli; entre outros dirigentes cooperativistas.

As cooperativas de crédito podem se organizar em centrais e estas, por sua vez, podem se unir em confederações. Conforme dados do Banco Central, referentes a dezembro de 2016, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é formado por dois bancos cooperativos, quatro confederações, 35 centrais e 849 cooperativas singulares de crédito captadoras de depósitos.

Também compõem o SNCC as cooperativas ou empresas controladas por cooperativa central ou por confederação que atuem majoritariamente na prestação de serviços e fornecimento de bens a instituições do setor cooperativo de crédito.