logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba é destaque regional no cooperativismo de crédito com quase 45 mil cooperados

28 de junho de 2017

Mais de 277 mil nordestinos são filiados a cooperativas de crédito. Só na Paraíba existem 19 cooperativas que reúnem 44.390 cooperados e têm participação crescente no sistema financeiro. A representatividade do estado no ramo, em âmbito regional, foi um dos fatores que determinaram a escolha de João Pessoa para sediar a 2ª Oficina Regional do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), nessa terça-feira (27). O evento reuniu dirigentes do ramo de todos os estados das regiões Norte e Nordeste, no auditório do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba (OCB/PB).

Durante a oficina, os cooperativistas apresentaram os principais desafios que o setor no acesso a mercados, inovação, governança, qualificação, legislação e regulação, entre outros eixos de discussão. Para o superintendente nacional da OCB, Renato Nobile, o evento trouxe uma contribuição fundamental para a elaboração das diretrizes estratégicas do SNCC.

“Nesta reunião, foram trazidos os elementos estruturantes para a gente conseguir levar adiante essa construção participativa das diretrizes estratégicas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. E isso ajuda também nos trabalhos do Sistema OCB em Brasília, na Paraíba e em todos os estados para fazer a defesa, a representação e ajudar no desenvolvimento das cooperativas de crédito que têm grande importância no sistema cooperativo nacional”, avaliou Renato Nobile. 

De acordo com Thiago Abrante, coordenador do ramo crédito da OCB, “a escolha da Paraíba para sediar esta oficina se deu muito em função da relevância que tem este estado em relação à participação de cooperativas no sistema financeiro. Hoje, as cooperativas chegam a quase 10% de market share na Paraíba”.

Na próxima semana, será a vez dos cooperativistas da região Sudeste realizarem um debate semelhante em Belo Horizonte. Após as oficinas, as diretrizes formuladas para superar esses desafios serão consolidadas e um documento final será apresentado no Fórum de Cidadania Financeira do Banco Central, que acontece em Vitória (ES), no mês de novembro.