logo paraiba total
logo paraiba total

IGP-M reduz queda a 0,67% em junho com recuo menor no atacado, diz FGV

29 de junho de 2017

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) terminou junho com queda de 0,67%, depois de recuar 0,93% no mês anterior, dada a desaceleração da queda dos preços no atacado e preços mais altos da construção, informou nesta quinta-feira (29), a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Os dados mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do indicador geral, teve queda de 1,22% no mês, contra recuo de 1,56% em maio.

O grupo Matérias-Primas Brutas desacelerou a queda a 3,63% em junho, ante recuo de 5,26% em maio, dado o movimento dos itens minério de ferro, cana-de-açúcar e café em grão.

A pressão para o consumidor por sua vez diminuiu, dado que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no IGP-M, recuou 0,08% no período, contra alta de 0,29% em maio.

A principal contribuição partiu do grupo Habitação, que recuou 0,02%, ante alta de 0,80% em maio. Nesta classe de despesa, destaca-se o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta a 1,36%, contra 0,13% em maio, com forte pressão do custo da Mão de Obra.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.