logo paraiba total
logo paraiba total

Produção industrial cresce e tem maior avanço em mais de 3 anos

4 de julho de 2017

A produção industrial brasileira se ampliou em 4% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado e registrou o maior avanço nesse tipo de comparação desde fevereiro de 2014, ou seja, há 39 meses. O resultado consta da PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (4).

Dos 26 ramos de atividade, 18 registraram expansão no período. O instituto informou que o principal resultado positivo partiu do segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, cujo crescimento foi de 27,9%. Houve aumento da produção de automóveis, caminhão-trator, veículos para transporte de mercadorias, caminhões e autopeças.

Também colaboraram para o resultado o segmento de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (alta de 25,9%), de máquinas e equipamentos (8,9%), de indústrias extrativas (2,8%), de metalurgia (6,1%), de produtos do fumo (40,6%), de artefatos de couro,artigos para viagem e calçados (14,2%), de confecção de artigos do vestuário e acessórios (11,1%), de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (13,2%) e de produtos têxteis (9,5%).

Na comparação entre maio com abril (mês imediatamente anterior), o resultado também foi positivo, uma vez que o setor cresceu 0,8%. De acordo com o IBGE, trata-se do segundo avanço consecutivo nesse tipo de comparação, o que fez o setor acumular ampliação da atividade de 1,9% — esse percentual anula a queda de 1,6% em março.

Por fim, na comparação entre o acumulado dos cinco primeiros meses de 2017 (janeiro a maio) com o mesmo período de 2016, o setor industrial acumulou acréscimo de 0,5%